quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bloco de Esquerda exige esclarecimentos de Isabel Alçada em Aveiro


A Ministra da Educação estará presente durante o dia de quarta-feira no distrito de Aveiro. O Bloco de Esquerda considera que esta é a altura ideal para Isabel Alçada prestar esclarecimentos sobre as 26 escolas do 1º ciclo do distrito de Aveiro cujo encerramento foi planeado pela actual ministra. Este é o número de escolas que têm o seu encerramento previsto no próximo ano lectivo.


O legado dos governos de José Sócrates é de um ataque à rede nacional de escolas do 1º ciclo. Só em 2009, o governo encerrou mais de 4500 escolas, enquanto em 2010 foram mais 500. Este caminho agudiza os problemas de desertificação do interior, conduzido sem a racionalidade que um planeamento do país exige. O governo apenas seguiu norteado por uma agenda económica sem ter em conta a degradação da qualidade de ensino e ignorando todo o esforço das comunidades educativas na criação de cartas escolares.

O Bloco de Esquerda considera que a Ministra Isabel Alçada não pode vir a Aveiro e ignorar este processo de encerramento de escolas do 1º ciclo, bem como a prevista criação dos mega agrupamentos por todo o distrito. Esta é a política de um governo que olha para os alunos e para as escolas apenas com a máquina de calcular onde só utiliza o botão de subtrair, sem ter em conta as necessidades educativas, o contexto sócio-económico e as condições de mobilidade das comunidades. Esta política educativa tem lesado os habitantes do distrito de Aveiro e Isabel Alçada não se pode furtar a essas responsabilidades.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva