quarta-feira, 11 de maio de 2011

População do concelho de Penafiel pode fazer análises gratuitas à água dos poços



Os munícipes de Penafiel vão poder até agosto fazer análises gratuitas à água dos poços particulares utilizada para consumo humano, revelou hoje à Lusa fonte a autarquia local.


Segundo a fonte, estão identificadas no concelho cerca de sete mil captações de água, o que preocupa a autarquia quanto à qualidade da água que os munícipes estarão a beber.

“Há o perigo, real de existirem captações de água particulares contaminadas devido à proximidade de fossas ou por terem sido afetadas pela utilização de fertilizantes e herbicidas na agricultura”, alerta a autarquia.

Em Penafiel, nesta fase, cerca de 60 por cento dos domicílios com essas captações não estão ligados à rede pública de abastecimento.

Nesse sentido, a autarquia, através da empresa municipal Penafiel Verde, além da oferta das análises à água dos poços, vai promover uma campanha de sensibilização junto da população.

A fonte recorda que “a poluição das águas subterrâneas é perigosa porque não é visível nem detetada por outros sentidos humanos”.

Os interessados devem solicitar as análises dos serviços da empresa municipal.

No final do programa, o município espera reunir elementos mais concretos sobre a qualidade da água no concelho, nomeadamente a que é captada através de poços.

“Esta ação vai contribuir para a promoção da saúde pública junto da população”, salienta a fonte.

APM.

Lusa/fim

3 comentários:

Kalimero disse...

Quando o GR fizer o mesmo aqui em C.Paiva, eu prometo que vou a Fátima a pé !....

Anónimo disse...

então começa a ir, pois ele vai anunciar isso amanha na reunião da camara

Kalimero disse...

Já estou em aquecimento....
Obrigado,ó assessor do GR !.........

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva