quarta-feira, 28 de julho de 2010

ADEP sera defesa ou destruição do patrimonio?


Caros paivenses,


Senti-me na obrigação de denunciar esta situação gravíssima existente no nosso concelho de Castelo de Paiva.
O doutor Gonçalo Rocha presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, lançou para o terreno, e muito bem, a finalização da estrada que serve de entrada no centro da vila de Castelo de Paiva á beira do mini-preço, uma obra que deixa os paivenses orgulhosos.
Mas á um cancro muito maior naquele local que toda a gente o vê mas ninguém tem coragem de o denunciar, cancro que eu senti-me na obrigação como paivense a denuncia-lo.
Esse cancro chama-se ADEP, Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva, olhem para este nome e olhem para a realidade daquela associação encontram alguma semelhança??? Eu NÃO!
No dia 24 de Junho o parque das tílias, que para mim era o mais belo do nosso concelho, foi dividido a meio por gradeamento!!!! Sim caros paivenses GRADEAMENTO!!!!!
Isto é que é defesa do património!?!?!?!?!?
Eles tem um campo de futebol no qual foram a gente de vila verde que reconstruiu os balniarios e agora sabem para que serve???
Serve de alimento a animais devido a estar cheio de erva e mato....
E depois esta Associação gaba-se nas televisões sobre o rio Paiva vem para a radio dizer que os comboios andavam fora dos trilhos e até o rancho mais antigo do nosso concelho foi obrigado a fugir daquela MA GESTÃO...
E o que a nossa Camara Municipal faz NADA!!!!!!!!
As Vezes tenho pena de um senhor que toma conta daquilo que não vale a pena dizer o nome porque é o único que da a cara..........
Tem la um suposto engenheiro que enfim nem vale a pena comentar.........
A ADEP foi mentor de Limpar Portugal no Concelho de Castelo de Paiva MENTIRA!!!!!!!
A ADEP tem um campo de futebol MENTIRA!!!!
A ADEP tem Rancho Folclórico MENTIRA!!!!
A ADEP tem secção ecologica MENTIRA!!!!
A ADEP esta a destruir a nossa cultura, património e o próprio concelho paivense VERDADE!!!!!
Pois meus amigos vou lançar um abaixo assinado para o ministério publico para ser retirado o estatuto de utilidade publica a esta associação e quem estiver comigo envie para o meu email a sua opinião.




Assinado: F.R - Sobrado

15 comentários:

Rui Silva disse...

Força conta comigo!!!!

Vamos arrumar e limpar aquela " porcaria" que manda la

Anónimo disse...

Parabens pela coragem
de facto a ADEP é um cancro uma coutada familiar que alguns pensam que é propriedade sua e fazem o que quer
Essa gente só está esta a prejudicar a associação e o concelho com vaidade e abusos

Anónimo disse...

Sem dar aso a mais polémicas leiam o poema abaixo transcrito da autoria de Garrido Carvalho.

"Vêem-se em cada esquina. Vêem-se escoradas, fechadas ou esventradas. Vêem-se nas cidades, do litoral e do interior, e nas aldeias. Caídas, ou a cair de tristes e abandonadas. Não são e não foram palácios nem por certo monumentos, alias também esses na mesma condição, em muitos casos. São simplesmente os lares que abrigaram os nossos familiares que rumaram à esperança de uma vida melhor, deixando ao abandono o migalho de terra e a casa na aldeia. Onde moraram os citadinos que, com o custo do imobiliário a subir e a perda de condições de vida, fugiram para a periferia. O rés-do-chão foi alugado ao banco que melhor pagou, as alturas abandonadas à triste sorte, acabando em imagem de contraste entre o luzidio e o decrépito. Será a culpa do governo, como é costume apontar, deste ou outro qualquer? Será do povo que desbarata o esforço de tantos para colocar tantas pedras umas em cima das outras? As pedras que caem agora, lançadas pelo vento e a chuva, e pelo caruncho que mina as madeiras por dentro. Será a culpa de quem assiste, passando na rua, evitando subir os olhos acima do néon publicitário? Será dos proprietários, imóveis como as suas posses, sendo estes quem mais perderão afinal, pelo menos na maioria dos casos? Serão as culpas sequer importantes? De que serve apontar um dedo, gastar energias a inquirir e a discutir, e nada fazer em direcção a soluções concretas. É ou não mais proveitoso ultrapassar esse impulso, que frequentemente não é mais que sacudir a água do capote, e dar apenas o alerta. Mais um, a tentar sensibilizar no sentido da urgência de olharmos um problema enorme. Mais um foco apontado à necessidade de agir, a quem o possa fazer, sem esperar os tradicionais subsídios. Se as pedras caírem, podem-se construir novos prédios. Mas não são só pedras que caem. Também uma parte das nossas raízes, da nossa cultura arquitectónica e social, e das nossas memória e história se desmoronam, perdendo-se para sempre. Não serão estas pedras mais valiosas? Não terão elas o valor de toda uma identidade, capaz de justificar o esforço individual e colectivo de um povo? Não serão também estas, as pedras que aglutinam os cidadãos à volta de um ideal comum, do valor estético e pedagógico das paisagens conservadas, organizadas e limpas? Não serão elas que ajudam os cidadãos a fazer a transição entre gerações? É certo que nem tudo será salvo, irremediavelmente, já muito está perdido. É agora necessário o esforço para salvar o que ainda é possível. O esforço que depende da imaginação e das acções de todos e cada um, reunindo esforços individuais e colectivos, reconstruindo um país melhor para viver e visitar.

JR

Anónimo disse...

Impressionante estes comentaristas anonimos, que esquecem facilmente todo o excelente trabalho que tem sido feito por aquela Associaçao.

Anónimo disse...

Desculpe caro amigo anonimo tmbem que trabalho ja agora?

Anónimo disse...

Porque é que a ADEP é privilegiada na feira do vinho verde com um stand,quando é uma associação como as outras ?
Percebe-se !?!?

Anónimo disse...

Raio de mentalidade esta de alguns paivenses.
Em vez de se apresentarem e colaborarem a construir, só aparecem para dizer mal e destruir.

A ADEP é uma associação, logo qualquer cidadáo pode associar-se, pagar a sua quota e exercer todos os direitos, incluindo ser seu dirigente.

Qual será o interesse de um F.R. em se virar contra a ADEP?

É lamentável que a sociedade paivense não saiba valorizar devidamente as instituições que tem, que estão no terreno e já deram provas, que já dignificaram e elevaram o nome de Castelo de Paiva muitas vezes.

Será que este F.R. conhece a ADEP.

Com gente desta, cada vez Castelo de Paiva fica mais pobre...

Anónimo disse...

ninguem conhece a ADEP aquilo é uma coutada de familiares e se nao for o Coelho ninguem consegue lá ir ao menos ponham o Coelho a presidente, menos o engenheiro esse é que nao

Anónimo disse...

Estou ao lado do FR Sobrado, toda a gente sabe o que esta associação faz....


Quem nao sabe que o parque das tilias sempre esteve fechado ao publico????

Anónimo disse...

vejam que a adep ate se transformou num bar afinal aquilo é uma associação de palhaçada

Manuel Francisco disse...

Ex.mo Sr F.R-Sobrado, Srs Anómimos e Estimados Paivenses
Costumo ler este género de assuntos e ter pena de quem os escreve… mas, a verdade é que os leio para pelo menos formar a minha opinião e, habitualmente fico-me por aí.
Castelo de Paiva, de alguns anos a esta parte, entrou num tal mal dizer ANÓNIMO com cartas, comentários, panfletos, etc. que temo que isto se torne normal e o anormal seja as pessoas darem a cara E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELAS SUAS ATITUDES E COMENTÁRIOS.
Como pode alguém, que seja pessoa de bem, atacar de forma tão baixa uma associação do concelho e os seus dirigentes? Alguém que queira o bem da sua terra não o faz. Alguém que queira o bem do concelho inscreve-se como sócio, toma conta dos destinos da associação e mostra aos dirigentes incompetentes como se faz. Os medíocres criticam tudo e todos, os corajosos assumem as coisas e mostram aquilo que valem.
Será fácil perceber a minha ligação à vida associativa neste concelho de entre as várias associações de que sou associado, com as cotas em dia, a ADEP é uma delas. Há algumas coisas que se passam na ADEP com as quais eu não concordo e aproveito as assembleias-gerais para o fazer… é um direito do sócio.
Quanto ao gradeamento, pode não ser uma solução bonita ou funcional com a qual também não me identifico mas, serve para defender este património do vandalismo dos drogados e dos desocupados, provavelmente, filhos de alguns dos “Anónimos” deste Concelho que perdem o tempo a criticar em vez de construir e educar.
É verdade que o espaço ADEP podia estar com outra apresentação mas as associações vivem com o dinheiro contado e têm que procurar fonte de rendimentos em todos os cantos, e o aluguer de espaços, mesmo que sejam para um Bar é uma delas… Desejará Vª Exª contribuir com o aluguer de um espaço?
Quanto ao “Abaixo-assinado” o Sr nunca o fará… porque isso implica dar a cara que é uma coisa que actualmente está reservada aos corajosos.
Para terminar vou-me identificar porque F.R pode ser muita coisa … não sei se “F” significa Forte ou Fraco, Fabuloso ou Falhado, se “ R” significa Razoável ou Ridículo, Responsável ou Rasca.
Começo por dizer que sou filho daquele senhor que dá a cara, que apesar de se dedicar tanto á Associação, muitas vezes em prejuízo da família, conseguiu arranjar tempo para me educar e me incutir excelentes valores que fazer de mim o Homem que sou hoje, com duas licenciaturas concluídas, empresário, presidente da Direcção de uma Associação, presidente da Assembleia-geral de outra e secretário da Assembleia Geral da ADEP. Provavelmente nunca conseguirei dedicar-me tanto à vida associativa como o meu Pai. Lamento que neste Concelho alguns filhos não tenham um exemplo como o meu.
Manuel Francisco da Mota Coelho

Burro disse...

Este F.R. só sabe dizer mal dos dos outros,diz o que fizeste pela cultura .CALATE,CALATE.

Anónimo disse...

Cambada de ignorantes. Esse F.R sobrado nem escrever sabe...

Lino Pereira disse...

Lamento profundamente os comentários feitos neste blog e que pôem em causa o trabalho desenvolvido pela ADEP, um trabalho excelente com o qual, no essencial, me identifico.

Agradeço aos seus dirigentes ter tido o previlégio de com eles traballhar durante o periodo em que fui vereador de 1998 a 2005 e de em conjunto termos feito algumas actividades das quais destaco a Feira de Fim de Século, para além doutras importantes e relevantes para o Concelho.

È certo, que nem sempre estivemos de acordo mas não podia deixar de vir aqui publicamente manifestar-vos a minha gratidão como sócio e como paivense pelo vosso trabalho voluntário.

Lino Pereira

Anónimo disse...

Caro F.R.
Respondendo à sua questão, parece-me que a ADEP trabalha para a defesa do património, ou então comece por investigar melhor o campo de trabalho desta associação.
Se tem algum problema pessoal contra alguns dos seus directores, resolva-o ou perdoe-lhes! Mas não venha criticar toda uma Associação por pura ignorância. Sinceramente também não acredito que faça qualquer abaixo-assinado contra a ADEP e até duvido que se alguém o fizesse você o assinasse, porque para isso era preciso dar a cara! Mas se quiser fazer abaixo assinados, arranje motivos pertinentes e com interesse para o progresso do concelho, e olhe meu caro amigo que há muitos para fazer!
Já agora, inscreva-se como sócio da ADEP e aproveite para conhecer melhor o que se lá faz, porque eu pretendo fazer o mesmo!
E quanto ao Sr. Rui Silva, tenho a certeza que o Sr. Coelho o iria receber muito bem para limpar a porcaria do parque, que gente ignorante vai fazendo por falta de educação. Ou então vá limpar outras porcarias, começando naturalmente pelas que vai fazendo!
A. Moreira

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva