quarta-feira, 28 de julho de 2010

Iniciativa municipal vai abranger cerca de 2000 pessoas


CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados a Santiago de Compostela



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante o mês de Agosto, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.



O passeio deste ano, que terá como destino Santiago de Compostela, em Espanha, capital da Galiza, uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, onde acorrem peregrinos de todo o Mundo que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar, onde seu imponente santuário está a celebrar o “Ano Santo Jacobeu”.
O “ Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.
O “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Freguesias, vai a caminho de três décadas de existência.
Ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraízada, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Na perspectiva do presidente Gonçalo Rocha, o “Passeio Convívio Sénior/2010” visa estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.

- Datas do Passeio, por grupos de freguesias:

- Dia 19 de Agosto - Grupo 1 - freguesias: PARAÍSO, PEDORIDO, RAIVA.

- Dia 26 de Agosto – Grupo 2 - freguesias: FORNOS, STA. MARIA DE SARDOURA, S.MARTINHO DE

SARDOURA.

- Dia 2 de Setembro – Grupo 3 - freguesias: BAIRROS, REAL, SOBRADO.

Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada com grupos oriundos das próprias freguesias.

No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses terão a oportunidade de fazer uma paragem em Baiona, local atractivo e de grande beleza paisagística da Costa da Galiza e espaço agradável para concretizar a última visita aos farnéis.
além do apoio médico e de enfermagem que será disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre, com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.



GIRP/Coliveira

6 comentários:

Anónimo disse...

ate que enfim foi preciso vir os socialistas para fazer a internacionalização dos passeios
parabens Gonçalo Rocha so nao acho bem ser em Agosto a confusão ainda e grande
porque nao continuar em Setembro ?

Anónimo disse...

Grande ideia, grande como o percurso, coitados dos nossos idosos vão consolar-se de andar de autocarro, pelo menos dez horitas são certas, vai ser uma borga...

Anónimo disse...

deves ser mesmo do contra ou andas com uma azia do caraças
vai ver onde os idosos de Paços de Ferreira foram este ano a passear : Compostela
e Resende para onde foram : Compostela
claro mas os de Paiva nao podem ir porque o PSD nao concorda mas enquanto la esteve nao fez isso, ou melhor andaram de barco ate a Regua e demoraram 3 anos a pagar os alugueres

Anónimo disse...

Segundo sei, para o ano vão a Jerusalém....
Vão de barco, mas a remos....rende mais o itinerário !

Anónimo disse...

anónimo das 8,31 é assim mesmo...vamos a Compostela vai ser uma borga.....

Anónimo disse...

Snr. Anónimo das 08:31 só dei a minha opinião. Penso ser cansativo atendendo à distância, à possilibidade de temperaturas elevadas e ao grupo etário a que se destina o passeio. Por mim até podem levar os idosos à china, alguém há-de pagar.
Gostava de referir que está bastante bem informado, será algum boy rosita colocado na Câmara?

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva