terça-feira, 23 de março de 2010

Limpar Portugal-Limpar Castelo de Paiva foi um sucesso e vai ter repetição para breve



INICIATIVA FOI UM SUCESSO QUE VAI TER REPETIÇÃO
Mais de duzentos voluntários participaramna acção “Limpar Portugal -Limpar Castelo de Paiva “* recolhidas mais de 12 toneladas de lixo"


Foi um sucesso a acção de recolha de lixo e erradicação de lixeiras no concelho de Castelo de Paiva, uma iniciativa integrada no projecto cívico “ Limpar Portugal ”, criado na sequência de uma experiência idêntica ocorrida na Estónia, e que, no passado Sábado, se realizou por todo o território nacional, sendo que, neste município, o grande objectivo desta operação foi a limpeza das lixeiras ilegais dispersas pelas diversas freguesias paivenses, tendo sido recolhidas cerca de 12 toneladas de lixo.Sob a coordenação da Câmara Municipal, o Grupo de Castelo de Paiva contou com mais de duas centenas de voluntários para esta acção de limpeza, destacando-se a colaboração das Juntas de Freguesia, colectividades locais e muitos particulares que não quiseram deixar de participar e de dar o seu contibuto à iniciativa, tendo marcado presença o presidente da CM, Gonçalo Rocha, o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho , entre outros autarcas. Decorrido o processo da inventariação e registo de lixeiras em cada uma das freguesias de Castelo de Paiva, cujo trabalho contou com a imprescindível colaboração das respectivas Juntas de Freguesia, a iniciativa teve uma boa adesão de inscritos e, a exemplo do País, também acabou por ser um sucesso em Castelo de Paiva , daí que a autarquia paivense e as entidades parceiras queiram em breve, repetir esta acção municipal. A concentração dos voluntários registou-se ás 8h30 junto das respectivas sedes das Juntas de Freguesia, acontecendo depois a partida desses locais em direcção às lixeiras identificadas pelas oito freguesias abrangidas, já que Real não participou na iniciativa. A coordenação local desta acção foi da responsabilidade da Câmara Municipal com a colaboração das respectivas Junta de Freguesias e passou também pelo fornecimento aos voluntários de sacos e luvas, assegurando depois o transporte do lixo removido, num total de mais de 12 toneladas.Em termos de logística, nesta acção em Castelo de Paiva, estiveram envolvidos 4 camiões, 7 carrinhas, duas máquinas retroescavadoras, tractores da Câmara Muncipal e das Juntas de Freguesia, uma ambulancia do Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e até uma carroça de tracção animal participou nos trabalhos realizados no espaço da ADEP, em Sobrado. No final do dia, e para assinalar o êxito desta acção, teve lugar uma festa – convívio no espaço da ADEP em Sobrado, com os participantes da iniciativa LIMPAR PORTUGAL – LIMPAR CASTELO DE PAIVA, onde para além da animação musical e da presença do Quarteto de Trompetes da Academia de Musica de Castelo de Paiva, houve a exibição de vídeos e fotografias registadas durante a acção por todo o concelho, tendo marcado presença vários responsáveis municipais, nomeadamente o edil paivense Gonçalo Rocha e o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues.
GIRP/Carlos Oliveira

7 comentários:

Tiago Lopes disse...

É de louvar a participação do Município no “Limpar Portugal” mas tudo isto trata-se de uma acção “fim de linha”.
De que lave organizar recolhas de resíduos quando falha a estrutura de gestão dos mesmos? Desta forma apenas estamos a varrer o lixo para baixo do tapete.
Não seria melhor cortar o mal pela raiz?
• Optimização dos giros de recolha de resíduos;
• Criação de um giro para recolha de “monstros” ou outros resíduos de grandes portes;
• Flexibilidade de acesso ao ecocentro assim com divulgação do horário de funcionamento e resíduos recepcionados;
• Reestruturação dos pontos de recolha;
• Sensibilização;
• Fiscalização.
São alguns dos pontos em que se deveria apostar no sentido de evitar o depósito de resíduos em locais inapropriados.

Anónimo disse...

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva esteve em bairros em parceria com a junta de freguesia na iniciativa " Limpar Portugal " , e mais uma vez as associaçoes paivenses como participam nas reunioes com a camara municipal sobre os subcidios tambem devia aderir em massa a estas iniciativas mas não preferem estar em casa... Gostei de ver as parcerias por todo o concelho... Parabens associaçoes que participaram espero que a camara não se esquecam delas...

Adlino Alves - Bairros

Anónimo disse...

Vergonhoso é nesta iniciativa colocarem a limpar a ADEP que é um espaço que esta fechado ao publico e e preciso pedir autorizaçao para se permanecer nas instalaçoes VERGONHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alves de Sousa - Sobrado

Anónimo disse...

Impressionante....em seis fotos, 4 aparece o Presidente da Camara...poupem-nos....tanta vaidade, tanta promoção pessoal. Alice Dias.Raiva

Anónimo disse...

Parabéns a todos os participantes, espero que as pessoas que largam o lixo em qualquer lado sintam vergonha e se tornem cuidadosas com o ambiente.

Anónimo disse...

Alice é sinal que ele precisa de promoção....é que para já esta a ser um flop....
Paivense

Anónimo disse...

ouve autarcas que andaram com as maos nos bolsos a ver os outros trabalhar isso é que é bonito

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva