segunda-feira, 13 de abril de 2015

Para ser apreciada até 10 de Maio
EXPOSIÇÃO DA VISTA ALEGRE NO CICLO PROMOVIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL


 O Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, presidiu na tarde do passado Sábado, à cerimónia de abertura exposição da Vista Alegre Atlantis, que está patente no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e o Museu da Vista Alegre e que poderá ser apreciada até 10 de Maio.



Congratulando-se pela disponibilidade e realização desta exposição em Castelo de Paiva, o responsável municipal considerou esta exposição uma oportunidade única para perceber, ao longo do seu percurso, a marca Vista Alegre, que sempre esteve associada à historia e vida cultural portuguesa, adquirindo notoriedade ímpar e enorme projecção, ao mesmo tempo que recordou a importância do Centro de Interpretação da Cultura Local como palco previligiado para este tipo de exposições e eventos, que considerou uma mais valia para fomentar a dinâmica e o interesse cultural no concelho.

Por sua vez, Filipa Quatorze, coordenadora do Museu da Vista Alegre, teve oportunidade de explicar o interesse da empresa em promover este tipo de exposiçao itinerante, ao mesmo tempo que se mostrou agradada por esta presença em Castelo de Paiva, evidenciando que a empresa de Ílhavo tem sabido evoluir em sintonia com a cultura do seu tempo, assumindo como valores essenciais, o rigor, a sofisticação e a versatilidade, aliando harmoniosamente tradição com modernidade, garantindo um fabrico com os mais elevados padrões de qualidade e funcionalidade, destacando tambem a presença da pintora Margarida Oliveira, que esteve nesta cerimonia de abertura da exposição, mostrando o seu trabalho e as suas técnicas na arte de pintar e decorar peças únicas da Vista Alegre.

O Museu da Vista Alegre tem como missão colecionar, conservar, expôr e interpretar um conjunto de artefactos e evidências que testemunham a evolução e desenvolvimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre ao longo da sua existência, sendo que, esta exposição tem como objectivo sensibilizar os públicos para a compreensão e reflexão sobre o papel desempenhado pela indústria da Vista Alegre na vida social, cultural, histórica e económica da região e do país.

Os núcleos principais do seu espólio são as colecções em cristal e vidro, pó de pedra e porcelana, provenientes da produção da Fábrica desde 1824 até à actualidade. São também considerados outro  tipo de objectos que, pela  sua relevância histórica ou documental, se apresentem como fundamentais para a compreensão do percurso da empresa. Nesta categoria entram diferentes tipos de equipamentos e utensílios técnicos, bem como um vasto arquivo documental e fotográfico.
Quem tiver a oportunidade de visitar esta exposição em Castelo de Paiva, poderá constatar a evolução histórica da produção da porcelana ao longo de quase 200 anos e apreciar peças em vidro e cerâmica representativas da produção Vista Alegre, desde a fundação até aos dias de hoje.
A exposição, intitulada “ A Porcelana da Vista Alegre “está patente no espaço do CICL, localizado junto ao Largo do Conde, podendo ser visitada de Segunda Feira a Domingo das 10 às 18 horas.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva