segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cerimonia de abertura no próximo Sábado
EXPOSIÇÃO DA VISTA ALEGRE NO CICL PROMOVIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL



 O Centro de Interpretação da Cultura Local de Castelo de Paiva vai receber, a partir do próximo dia 11 de Abril, uma exposição da Vista Alegre Atlantis, S.A., que estará aberta ao público até 10 de Maio, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e o Museu da Vista Alegre.



O Museu da Vista Alegre tem como missão colecionar, conservar, expôr e interpretar um conjunto de artefactos e evidências que testemunham a evolução e desenvolvimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre ao longo da sua existência, sendo que, esta exposição tem como objectivo sensibilizar os públicos para a compreensão e reflexão sobre o papel desempenhado pela indústria da Vista Alegre na vida social, cultural, histórica e económica da região e do país.

Os núcleos principais do seu espólio são as colecções em cristal e vidro, pó de pedra e porcelana, provenientes da produção da Fábrica desde 1824 até à actualidade. São também considerados outro  tipo de objectos que, pela  sua relevância histórica ou documental, se apresentem como fundamentais para a compreensão do percurso da empresa. Nesta categoria entram diferentes tipos de equipamentos e utensílios técnicos, bem como um vasto arquivo documental e fotográfico.
Quem tiver a oportunidade de visitar esta exposição em Castelo de Paiva, poderá constatar a evolução histórica da produção da porcelana ao longo de quase 200 anos e apreciar peças em vidro e cerâmica representativas da produção Vista Alegre, desde a fundação até aos dias de hoje.
A cerimónia de abertura da exposição, que estará patente no espaço do CICL, localizado junto ao Largo do Conde, está agendada para as 16 horas do próximo Sábado, e contará com a presença do edil Paivense, Gonçalo Rocha.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva