sábado, 2 de agosto de 2014

No próximo sábado em Castelo de Paiva
ASSOCIAÇÃO “SOS RIO PAIVA” VAI APRESENTAR LIVRO SOBRE “ OS ULTIMOS ARTESÃOS DO VALE DO PAIVA “


Associação S.O.S. Rio Paiva promove, no próximo sábado 2 de Agosto, pelas 17 horas, nas instalações do Centro de Interpretação da Cultura Local - CICL, a apresentação do livro "Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva", uma obra notável, que revela um património humano e material único, que merece ser reconhecido e cada vez mais divulgado.


Presentes na cerimonia, para além do Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, vão estar os autores da nova publicação Helena Caetano e João Rodrigues, explicando este projecto editorial agora promovido pela Associação S.O.S. Rio Paiva, que foi finalmente convertido em livro e pode agora ser adquirido por todos os interessados.
O livro editado pela "S.O.S. Rio Paiva" em parceria com a "Planeta Vivo", contém 204 páginas com capa dura, retratando ofícios e pessoas que preservam conhecimentos antigos, sujeitos a desaparecer, se não forem recuperados e valorizados pelas novas gerações: cesteiros, funileiros, latoeiros, oleiros, alfaiates, moleiros, tamanqueiros, um fazedor de molhelhas, escultores, carpinteiros, etc.
No total são cerca de meia centena os artesãos retratados no livro, sendo que o objectivo deste projecto foi precisamente o reconhecimento do valioso trabalho destes artesãos, muitos deles esquecidos nas montanhas que ladeiam o leito do Rio Paiva, e das peças que nascem das suas mãos, a maior parte das vezes criadas com recurso a matéria prima local. A recolha realizada pelos dois autores, revela um património humano e material único, que merece ser reconhecido e que poderá constituir uma peça importante num desenvolvimento sustentável da região.
Recorde-se que o projecto "Os últimos Artesãos do Vale do Paiva" foi desenvolvido e financiado pela Associação S.O.S. Rio Paiva com o apoio de diversas autarquias do Vale do Paiva, nomeadamente a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, do Programa "Juventude em Acção", entidades privadas e o valioso contributo de mais de uma centena de cidadãos através de uma plataforma de “ crowdfunding “


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva