sábado, 2 de agosto de 2014

Iniciativa municipal abrange cerca de 2000 pessoas
CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados ao Santuário da Sr.ª da Lapa em Sernancelhe
VIAGENS REALIZAM-SE DURANTE OS ULTIMOS DIAS AGOSTO


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, está a preparar para a derradeira semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local, contemplando mais de 2000 pessoas oriundas de todas as freguesias do município.

O passeio deste ano tem como destino o Santuário de Sr.ª da Lapa, no concelho de Sernancelhe, no distrito de Viseu,  para um momento de recolhimento e reflexão, bem como o Parque Termal de S. Pedro do Sul, um espaço atractivo e acolhedor que potencia um animado convívio da família sénior paivense.
Depois de um pequena paragem no parque da feira em Castro Daire, o almoço de confraternização tem lugar num dos parques do Santuário da Senhora da Lapa, local de culto de grande devoção, que em tempos mais recuados chegou a ser, a exemplo de Santiago de Compostela, dos mais conhecidos e emblemáticos da Península Ibérica, onde os Seniores Paivenses vão ter a possibilidade de visitar este local de peregrinação com mais de 500 anos de história, pleno de originalidade, uma aldeia com centro histórico formada pela acção dos jesuítas sob a égide da Universidade de Coimbra e toda uma atractiva zona envolvente, onde de destacam a célebre Gruta da Capela da Lapa, o Pelourinho, o Miradouro da Srª da Piedade, a Nascente do Rio Vouga e a Fonte dos Clérigos.
No regresso a casa, a paragem está agendada para o Parque da Zona Termal de S. Pedro do Sul , num local idílico de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.
Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, que se realiza desde o inicio dos anos noventa, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o “ Passeio Convívio sénior /2014 ” visa continuar a estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra.
Os passeios estão programados para os dias 22 ( S. Martinho – Sardoura e Real ) , 27 ( Fornos - Sobrado- Bairros ) e 29 de Agosto ( Raiva - Pedorido e Paraiso ), num total de 40 autocarros, contemplando os idosos de todas as seis freguesias do concelho, ultrapassando mais de 2000 presenças neste evento.
Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, tem colaboração dasJuntas de Freguesia, com animação musical assegurada pela própria CM de Castelo de Paiva e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que nesta jornada de convívio  da família paivense, evidencia-se a empenhada colaboração da Reitoria do Santuário da Sr.ª da Lapa e das CM de Castro Daire e de S. Pedro do Sul,  para além da colaboração, em termos de assistência permanente, dosBombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva