domingo, 27 de julho de 2014

No próximo sábado no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local
DEPOIS DA PALESTRA “ RIO PAIVA, QUE FUTURO ? “
SEGUE-SE NOVA INICIATIVA SOBRE “ O LOBO, O RIO PAIVA E AS SERRAS



Associação S.O.S. Rio Paiva - Associação de Defesa do Vale do Paiva promoveu recentemente uma palestra denominada "Rio Paiva, que futuro?", no Centro de Interpretação da Cultura Local de Castelo de Paiva, que contou com a participação do Professor Nuno Formigo, Biólogo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, mas na tarde do próximo Sábado, dia 26 de Junho realiza-se nova iniciativa, esta orientada para o tema “ O lobo, o Rio Paiva e as Serras “  e contará com a presença da bióloga Sara Roque.


A palestra já realizada foi integrada nas comemorações dos 15 anos da S.O.S. Rio Paiva e na Exposição que está patente no CICL de Castelo de Paiva até ao final de Julho, onde se pretende reflectir sobre a importância ecológica e potencial do Rio Paiva, bem como sobre as suas principais ameaças e os desafios para o futuro e para a sua conservação.
Recorda-se que o  Rio Paiva é um dos mais bem conservados do nosso país e está classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000. É também um dos melhores rio para a prática de desportos de aventura (rafting e canoagem de águas bravas) atraindo milhares de pessoas todos os anos. O Vale do Paiva conserva um valioso património natural, incluindo várias espécies protegidas internacionalmente, ameaçadas pela intervenção humana.
Segundo Sérgio Caetano, da entidade organizadora, na palestra agora agendada para o próximo sábado, dia 26 de Julho, a Bióloga Sara Roque (Grupo Lobo) vai falar sobre uma espécie rara, ainda existente nas Montanhas da Freita/Arada, Montemuro, Lapa e Leomil: o lobo ibérico, numa iniciativa que vai decorrer a partir das 14:30 no Centro de Interpretação da Cultura Local de Castelo de Paiva, e que pretende salientar a importância da preservação da biodiversidade da região, em particular a importância do Rio Paiva para o lobo, como um corredor de passagem/ligação entre estas serras, classificadas na Rede Natura 2000.

A participação nesta palestra é gratuita e, tal como a primeira iniciativa está integrada nas comemorações dos 15 anos do S.O.S. Rio Paiva. Os participantes na palestra poderão ainda visitar a exposição "S.O.S. Rio Paiva – 15 anos" que está patente até ao dia 27 de Julho no mesmo espaço.


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva