sábado, 2 de agosto de 2014

ENCONTROS ATÍPICOS NO MONTE DE S. DOMINGOS
BANDA DOS MINEIROS DO PEJÃO, AMEIBESTA TRIO E CORAL DA ATÍPICA ORQUESTRA NA INICIATIVA PALCOS DO ROMÂNICO

No âmbito da iniciativa Palcos do Românico, o município de Castelo de Paiva vai receber na noite de 10 de Agosto ( 20 horas ) no emblemático espaço do Monte de S. Domingos da Serra, uma edição dos “ Os Encontros Atípicos  “ uma iniciativa cultural que une, pela linguagem musical, três conceitos distintos. Por via de uma banda filarmónica, de um coro tradicional e de musica eléctrica contemporânea, agentes culturais relevantes ao nível local, cumpre-se a intenção primordial de envolver a comunidade, num processo que não se esgota num espectáculo musical e que despertara grande interesse e adesão, também pelo cenário de acolhimento.

Na Ameiabesta, dos instrumentos clássicos do rock surgem intencionalmente ambientes que potenciam a integração de elementos exteriores ao trio. Embora contemporâneas, estas explorações musicais não se coíbem de ser contaminadas pela tradição e a prestigiada Banda de Música dos Mineiros do Pejão divulga, há mais de meio século, a música filarmónica, nos mais variados contextos, dada a sua versatilidade e constante vontade de abraçar novos desafios.
Já a Atípica Orquestra é formada por uma pequena orquestra e um coro, que se dedicam a recriar a música tradicional portuguesa, com arranjos invulgares, potenciando que nestes Encontros Atípicos se possam juntar três conceitos distintos da música portuguesa: uma filarmónica, um coro tradicional e a música eléctrica contemporânea, estando também previstos, para outras datas de Agosto, espectáculos semelhantes em Lousada ( Sr dos Aflitos ) e Porto Antigo ( Cinfães ).
Composição para este evento, que tem entrada livre e uma duração aproximada de 80m minutos pertence Ricardo Raimundo, Cristiano Moreira, Tiago Rodrigues e João Mascarenhas, sendo aOrquestração de João Mascarenhas, a Direcção musical de Francisco Moreira, com Interpretação de AMEIABESTA, Banda de Música dos Mineiros do Pejão, Coro da Atípica Orquestra e Joana Manarte
Esta iniciativa da Rota do Românico, conta com a colaboração da Câmara Municipal, da União das Freguesias de Raiva, Pedorido e ParaísoPároco da Raiva e Casa do Povo da Raiva.



Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva