domingo, 27 de julho de 2014

PALCOS DO ROMÂNICO TRAZ TEATRO A CASTELO DE PAIVA
LONGE DA VISTA – UM PROJETO SOBRE A DESPEDIDA, EM PEDORIDO…

No âmbito da iniciativa Palcos do RomânicoCastelo de Paiva vai receber nos primeiros dias deAgosto, nas instalações da Escola Básica de Picão, em Pedorido, um espectáculo de teatro da autoria de Manuel Tur, uma encenação orientada para um trabalho sobre a despedida, sobre o passado e sobre a memória, construído especificamente para antiga freguesia de Pedorido, em Castelo de Paiva, com as suas pessoas e as suas histórias.


Partindo da ideia de despedida, seja ela física (mudança para outro local) ou intangível (a morte), nesta peça de teatro procura-se construir um projecto para adultos, bem mais velhos e segundo o autor, “ interessa trabalhar com os que ficaram, os que não partiram. A obrigatoriedade da idade – maiores de 65 anos – prende-se com o facto de ser a idade em que a vida já se viveu, onde já se passou por muito e onde as lembranças começam a ser esquecidas (e não porque se queira!). E isso transforma os intervenientes na matéria-prima mais apetecível “.
“ Ao trabalhar com M/65 (nome de código para os participantes) apropriar-nos-emos – com o seu consentimento – do seu passado, das suas memórias, das suas canções, das suas superstições, das suas histórias, recordando-as, tornando-as presentes. Transformando-os, a eles – os que ficaram – nos que recordam os que partiram “, sempre com a vontade de sem melancolia, sem dor, mas com uma enorme alegria por (re)encontrar essa memória e esses que foram, porque “afinal o tempo fica, a gente é que vai passando”.
Os espectáculos desta iniciativa da Rota de Românico têm entrada livre e uma duração aproximada de 70 minutos e estão agendados para a 1 e 2 de Agosto na Escola Básica de Picão, Pedorido, às 19h00, com concepção e direcção de Manuel Tur, com acompanhamento e direcção musical de Manuel Molarinho, stencil de Eime, com co-produção da “ A Turma e Rota do Românico “, estendendo-se os agradecimentos a Norberto Moreira, Rafael Teixeira, Inês Ferreira, Sofia Arriscado, Rui Simão e Teatro Nacional São João.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva