terça-feira, 27 de novembro de 2012


Folgoso recorda Padroeira dos Mineiros
CASTELO DE PAIVA VOLTA A FESTEJAR O DIA DE SANTA BÁBARA


Por iniciativa de um grupo de Mineiros do Pejão e amigos, com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia da Raiva, volta este ano a festejar-se o Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, com várias iniciativas marcadas para o próximo Domingo, dia 2 de Dezembro.


As cerimónias estão agendadas para o Largo do Bairro de Santa Bárbara, em Folgoso, sendo que ás 11 horas será celebrada Missa Solene em honra de Santa Bárbara, na Capela de Folgoso, pelo Reverendo Padre Arlindo Rafael e cantada pelo Grupo Coral de Folgoso, e ás 16 horas a Celebração do Terço, junto à imagem de Santa Bárbara, localizado no alto do bairro, naquela localidade.
Está ainda prevista a deposição de um coroa de flores na campa de Jean Tyssen, antigo proprietário das Minas do Pejão, no Cemitério de Oliveira do Arda.
Ao final da tarde, a partir das 17 horas haverá animação musical com o Grupo “ Postas de Bacalhau “, seguindo –se um confraternização popular com lanche, para todos os presentes.
Sendo a comemoração do Dia de Santa Bárbara em data fixa, a 4 de Dezembro, o facto de calhar a meio da semana e a proximidade com os festejos da Senhora da Conceição, em Serradelo, também na freguesia da Raiva, levou a organização a agendar estes festejos para o próximo Domingo, perspectivando-se uma iniciativa muito participada, numa zona que evidencia a recordação da epopeia da exploração carbonífera em Castelo de Paiva.  

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva