sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma iniciativa da Amnistia Internacional


MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA ADERIU AO DIA MUNDIAL “ CIDADES PARA A VIDA “



O município de Castelo de Paiva aderiu à iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que hoje decorre, e que pretende unir o mundo inteiro em torno da mesma causa: abolir a Pena de Morte.
Só em Portugal, pelo menos 16 cidades e vilas vão juntar-se a centenas de outras em todo o mundo e iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida, sendo que, em Castelo de Paiva, a titulo simbólico vai ser iluminado o antigo edifício da cadeia com a colocação de um cartaz alusivo a iniciativa, exprimindo assim, num gesto simples, a afirmação do valor da vida.
Barcelos, Câmara de Lobos, Castelo de Paiva, Castro Verde, Carregal do Sal, Coruche, Esposende, Estremoz, Faro, Lourosa, Mangualde, Moita, Montijo, Tavira, Vale de Cambra e Vila Nova de Famalicão já aceitaram este desafio da Amnistia Internacional Portugal.
Para além de iluminarem os ex-libris locais ou pelourinhos, algumas autarquias vão também desenvolver actividades paralelas, por exemplo alguns do municípios vão promover o apelo da Amnistia Internacional contra a execução de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana acusada de adultério e envolvimento na morte do marido.
Recorde-se que, evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” decorreu pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio, em Itália, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.
Em 2002, 80 cidades participaram no evento. Através da Amnistia Internacional, no dia de hoje, a celebração é dinamizada em todo o mundo por mais de 1600 cidades de 88 países.



GIRP/COliveira



Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva