segunda-feira, 14 de maio de 2012


Prof. Dr. Pinto da Costa foi um dos oradores convidados
Rede Social de Castelo de Paiva promoveu “Workshop” Relativo à Negligência, Maus Tratos e Violência sobre Idosos


No âmbito do plano de acção da Rede Social de Castelo de Paiva, realizou-se na passada Sexta – Feira, no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva um Workshop , orientado para o tema “ Os Idosos Também Sentem … Negligência, Maus Tratos e Violência “.
Esta acção destinou-se a técnicos e colaboradores de IPSS e à comunidade em geral, contando com a participação de ilustres oradores em três painéis distintos, que animaram e preencheram a jornada de debate e intervenção, destacando-se a presença do prof.dr Pinto da Costa, jubilado de Medicina Legal e Psicologia Forense, a dr.ª Joana Vieira, da Associação Nacional para a Acção Familiar e a guarda da GNR, Lucília Cruz Afonso, do Núcleo de Investigação e Apoio às Vítimas específicas.

No Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, esteve na cerimónia de abertura e realçou a importância e a oportunidade da iniciativa, que visou alertar a opinião pública e os media para a temática da violência contra idosos, sensibilizando assim a sociedade actual para os novos desafios nesta área social.
O edil paivense aludiu a esta temática e à actualidade da mesma, abordando a importância da parceria na organização – Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, Centro Social de Real e Município Paivense, no âmbito da Rede Social, enaltecendo depois, o trabalho desenvolvido pelas IPSS, ao mesmo tempo que, aflorou a preocupação da autarquia paivense com tema, evidenciando alguns detalhes acerca de um projecto de apoio aos idosos isolados, que no concelho, será colocado em prática brevemente.
Por sua vez, no estilo que lhe é peculiar, o Prof. Pinto da Costa abordou os diversos tipos de maus tratos, a importância destes no panorama da sociedade actual , referindo que o envelhecimento da população potencia, ainda mais esta realidade social, que é necessário combater e minimizar.
Este catedrático em Medicina Legal, abordou também a importância da intergeracionalidade e da preocupação dos jovens com esta realidade que é transversal a todos os extractos da sociedade, apoiando-se em alguns diapositivos para expressar melhor o seu pensamento sobre esta dura realidade.
Segundo Pinto da Costa, importa não esquecer que a problemática dos maus tratos é uma questão sócio-cultural na qual a falta de amor, por agressividade excessiva, é uma componente fatal enquanto não for modificado o nosso comportamento.
A guarda da GNR, Lucília Cruz Afonso, do Núcleo de Investigação e Apoio às Vítimas, aproveitou a sua intervenção para abordar os diversos aspectos legais e o crime de violência como crime público.
Na sessão de abertura do Workshop, participaram também o Vereador José Manuel Carvalho, presidente do CLAS de Castelo de Paiva e, ainda, Sandra Neves, presidente da Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva.
Tendo como moderadora a técnica local da Rede Social, Andreia Gomes, o 1º Painel abordou “ Violência na Pessoa Idosa – como agir e reagir “, enquanto o 2º Painel falou de “ Solidão, exclusão e violência contra o idoso “ e o ultimo espaço de intervenção  aludiu à “ Violência contra pessoas idosas “, tendo-se registado boa adesão de participantes no auditório da Biblioteca Municipal.




GIRP/Carlos Oliveira:

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva