segunda-feira, 14 de maio de 2012


Iniciativa integrada no “Maio Cultural”

ALVES PINTO APRESENTOU LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DO FUTEBOL DE NESPEREIRA



Numa edição de autor, o escritor nespereirense Alves Pinto, actual secretário da autarquia, apresentou recentemente o seu novo livro “ Nespereira – história do nosso futebol “, uma obra gizada para evidenciar lembranças e memórias desta prática desportiva, numa terra que sempre teve uma salutar dinâmica associativa, onde o Nespereira Futebol Clube sempre teve particular relevância.


A cerimónia decorreu no auditório do Centro Paroquial em Santa Marinha e muitos foram aqueles que marcaram presença, entre gente anónima, dirigentes associativos, autarcas e amigos do autor.

No âmbito do que já nos habituou, numa linguagem fácil e escorreita, o livro apresenta 246 páginas de relatos e peripécias daquilo que foi a evolução do futebol na freguesia de Nespereira desde 1950 até aos nossos dias.

Na apresentação do livro, a cargo de Cláudio Oliveira, foi destacada a importância desta obra literária, que potencia às gerações futuras um sentimento de orgulho da sua terra, da sua gente e do seu clube.

São retalhos de um tempo de dificuldade, mas também de alegria, onde a bola de trapos era sinal de convívio e confraternização, recordando-se os amistosos e concorridos confrontos do NFC no Campo da Portelinha, com equipas das terras circundantes.

O livro de Alves Pinto cativa pelo amor e o entusiasmo por Nespereira, num retrato do futebol local desde a Escola Primária até aos tempos mais recentes, das coisas mais a sério, com filiação na Associação de Futebol de Viseu e as grandes tardes desportivas no Parque de Jogos Isidro Semblano, onde se evidencia a excelente temporada este ano protagonizada no Campeonato Distrital da 1ª Divisão, realçando-se a tenacidade de Álvaro Soares que, congregou esforços e vontades, e voltou a salvar a colectividade de um prognóstico pouco animador.

O autor, agradeceu as referências elogiosas e a presença de todos, estendendo os agradecimentos àqueles que colaboraram para a edição da obra, que agora será entregue ao NFC como um contributo e uma ajuda à colectividade, neste ano em que comemora 60 anos de existência.

Já Mário Leitão, presidente da autarquia de Nespereira, manifestou o entusiasmo de ter folheado o novo livro, na sua opinião um trabalho esplêndido que aborda o futebol local desde a sua génese e que resulta um relato emocionado que vale a pena conhecer e que engrandece o clube e a freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia também não perdeu a oportunidade de distinguir os actuais dirigentes do NFC pela notável época realizada, numa ocasião de grandes dificuldades, onde não se coibiu de relatar a história de ter sido presidente do clube por breves momentos, quando foi entregues as chaves da agremiação desportiva, depois de um vazio directivo e de uma época de má memória.

Em representação do Nespereira Futebol Clube, esteve o capitão Nuno Cardoso que também aludiu á importância do livro para a memória futura do clube, enaltecendo a iniciativa de Alves Pinto, que prestigia o clube e a enriquece a cultura local.

No final da cerimónia, o autarca de Nespereira surpreendeu o autor com a oferta de uma placa alusiva ao lançamento do livro “ Nespereira – a história do nosso futebol “, que pode ser adquirido junto da colectividade, que ficará com os lucros da edição.

Carlos Oliveira - Texto e Fotos

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva