segunda-feira, 21 de maio de 2012



Ciclo de Conversas da Rota do Românico
“Rota do Românico: uma Rede para o Desenvolvimento”

A Rota do Românico retoma, no dia 5 de junho, o seu Ciclo de Conversas com os agentes económicos da região, dando assim continuidade ao objetivo de os sensibilizar para a importância do seu envolvimento neste projeto turístico-cultural e para a necessidade de reforçar as relações formais e informais entre as diversas entidades do território, apostando na criação de parcerias e redes de cooperação.


Depois de na primeira conversa terem estado em debate as oportunidades e desafios que se colocam aos agentes locais no âmbito da Rota do Românico, procurar-se-á, neste segundo momento, abordar os benefícios da criação de parcerias, da articulação e desenvolvimento de projetos em rede e, ainda, da criação de mecanismos de certificação que reforcem o relacionamento entre a Rota do Românico e os agentes locais.

“Rota do Românico: uma Rede para o Desenvolvimento” será, assim, o tema da próxima conversa, que terá lugar no dia 5 de junho, terça-feira, entre as 14.30 e as 17.30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados poderão inscrever-se no sítio da internet da Rota do Românico, acessível em www.rotadoromanico.com.  

O evento contará com a presença de Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes e membro do Conselho Diretivo da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico, Elisabete Mendes, Diretora do Departamento de Planeamento e Certificação do Turismo de Portugal, IP, e Susana Ribeiro, Diretora do Departamento de Turismo da Câmara Municipal do Porto.

Elisabete Mendes apresentará o projeto “Welcome by Taxi”, um curso de formação dirigido a taxistas que visa melhorar as suas competências em acolhimento, atendimento, informação turística, bem como as competências de comunicação em inglês, permitindo-lhes assim a prestação de um serviço de qualidade. 

Susana Ribeiro dará a conhecer duas iniciativas da Câmara Municipal do Porto: o programa “Vamos Receber à Moda do Porto” e a parceria que estabeleceram com a Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região - Porto Tours (ATC – Porto Tours), dois exemplos demonstrativos da importância do trabalho em rede na procura de formas eficientes de organização e estruturação da oferta turística.

“Vamos Receber à Moda do Porto” é um projeto que visa melhorar a qualidade do acolhimento do sector turístico do Porto, criar uma rede oficial de informação turística e construir a base para a criação de uma rede inteligente de monitorização do movimento turístico no Porto.

A ATC - Porto Tours, que assenta numa rede de agentes públicos e privados do setor turístico, tem como missão organizar, divulgar e disponibilizar aos turistas e visitantes uma oferta integrada e diversificada de animação turística no Porto e na região Norte.

A Rota do Românico tem vindo a desempenhar um papel de relevo na dinamização da atividade turística no território do Tâmega e Sousa, suscitando, por um lado, o aumento dos fluxos turísticos e o surgimento de um novo segmento de mercado, com diferentes expectativas e padrões de consumo e, por outro, a construção de uma marca para o território, uma identidade diferenciadora que constitui uma mais-valia para o mercado turístico.

Este novo contexto, a par da conjuntura económica nacional e mundial, lança um conjunto de desafios aos agentes turísticos locais, abrindo espaço para novas oportunidades, constituindo este evento um momento importante para refletir algumas destas questões.

O Ciclo de Conversas será desenvolvido no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva da Rota do Românico, aprovada no âmbito de uma candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, um instrumento desenvolvido pelo Governo português e cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013), QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Esta Estratégia de Eficiência Coletiva tem como objetivo principal a valorização do património arquitetónico românico, complementado pelo da sua envolvente natural, existente nos 12 concelhos de intervenção da Rota do Românico: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.


Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva