terça-feira, 22 de maio de 2012


1º EVENTO EM CASTELO DE PAIVA ENCONTRO DE TUNING REALIZOU-SE NA VILA



O Clube V12 Tuning promoveu, no passado fim de semana, na zona urbana da vila de Castelo de Paiva, o 1º Encontro Tuning, uma iniciativa dinamizada pelo Troika Bar, e que cativou centenas de entusiastas da modalidade.

No amplo espaço do aparcamento, nas traseiras da CM de Castelo de Paiva, houve festa, diversão e animação musical, com as máquinas a reluzir e os proprietário orgulhosos a evidenciar os trunfos e os investimentos realizados nesta arte da transformação automóvel.

Nos dois dias do evento, houve desfiles dos automóveis, animação musical, touro mecânico, car-wash, sorteios e muita comida e bebida, com porco no espeto para todos os participantes.
A festa foi animada e concorrida e completou-se com as iniciativas  com o Top 5 Neon e Top 20 Tuning, classificando os investimentos mais audaciosos e os mais criativos nos carros participantes.
Recorde-se que o Tuning é um passatempo que consiste em alterar as características de facto de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto, costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; está sendo muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único.
O Tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio.
Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), sendo certo que, todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único.
Não sendo esta uma actividade legal em Portugal, por mais que se continue a reclamar disso, o Tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir.
Acompanhado do Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, manifestando o seu regozijo por esta iniciativa se ter desenrolado no concelho, com entusiasmo e muita animação, trazendo à vila, os adeptos indefectíveis desta actividade criativa e espectacular da transformação automóvel.

GIRP/Carlos Oliveira 

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva