quinta-feira, 24 de maio de 2012


Iniciativa voltou a cativar grande adesão
Feira Rural do “Maio Cultural” trouxe centenas de visitantes a Nespereira


Com organização do Grupo Folclórico de Nespereira,  o programa do “ Maio Cultural”  reservou o fim-de-semana de 12 e 13 de Maio para a realização da Feira Rural à Moda Antiga, uma iniciativa emblemática desta acção cultural da Junta de Freguesia de Nespereira, que desperta sempre grande interesse e entusiasmo e que este ano, apesar do reduzido número de expositores presentes, não deixou de cativar e atrair muitos visitantes.


 Com inicio no sábado, a animação das concertinas animou as hostes para o arraial nocturno que contou com a presença dos "Finfas de Paradela". A noite foi longa e propícia à animação e folia e já com os "Finfas de Paradela" perfilados para fazer a sua actuação, nem por isso o simpatiquíssimo "João de Baião" deixou de esgalhar o fole da concertina, parando só quando a mesma se "calou", por avaria.
Ainda no sábado, decorreu a iniciativa Rally Paper "Revisitar Nespereira", inicialmente previsto para o fim-de-semana anterior, mas adiado devido ao mau tempo, e que teve a organização da associação ambiental “ Ardena “.
Neste evento, em evidencia esteve o artesanato local, com as actividades dedicadas á cestaria, rendas e bordados, os produtos agrícolas, os vinhos e petiscos, a gastronomia tradicional de outrora, para além do fumeiro e da doçaria regional, que cativa sempre muita clientela.
Já no Domingo, seria a vez do grupo de bombos "Cinfães a Rufar" e os grupos folclóricos convidados, vindos das freguesias vizinhas de Fornelos e S. Cristóvão de Nogueira, exibir-se no palco do certame, onde o Rancho Folclórico de Nespereira voltou a ser um digno anfitrião.
Com a reabertura da Feira Rural à Moda Antiga, muitos foram os que estiveram presentes e à hora do almoço, melhorado, pois então, os elementos que por costume, gosto e tradição ajudam nas actividades do Rancho Folclórico, não tinham mãos a medir e serviram o melhor que puderam, a fazer recordar outros tempos e outras andanças.
Convidados da Junta de Freguesia de Nespereira, presidida por Mário Leitão, marcaram presença a vice-presidente da CM de Cinfães, Enf. Fáfima Sousa e o vereador do Pelouro do Turismo, Serafim Rodrigues, para além do médico local Osman Sacur e esposa, Enfermeira Adelina, o reverendo Padre José Augusto, assim como representantes de todas as colectividades existentes nesta freguesia, bem conhecida pela sua dinâmica cultural e associativa, num certame que se renova a cada ano que passa.
Todavia, o autarca Mário Leitão teve este ano, um convidado especial, contando com a presença amiga do Eng. João Nabeiro, gestor e filho do patrão da Delta Cafés, colaborador destas iniciativas em diferentes anos e ocasiões.
Questionado pelo nosso jornal, indiferente ao esforço que representou fazer a ligação de Campo Maior até Nespereira, o “ herdeiro “ da Delta congratulou-se com mais esta iniciativa da autarquia de Nespereira e manifestou o gosto de estar entre gente simples e hospitaleira, apreciou o artesanato e a gastronomia local e fez questão de referir que, sempre esteve junto do povo e dos clientes,  nestes 30 anos de actividade intensa da empresa que representa, sedeada na vila alentejana.
A tarde continuou bem animada, o presidente Mário Leitão era um autarca feliz com sucesso e a adesão da iniciativa, realçando que o programa Maio Cultural continua a ser um evento que congrega os nespereirenses para a cultura local, para as tradições de outrora e para as potencialidades da terra e, tal como dizia o escritor Alves Pinto, “ rodam os anos, mudam as modas, mas o que é de preservar, faz com que um palco, mudo e quedo, tranforme uma tarde que à partida podia ser "assim-assim" e passa a mexer com quantos passaram por tais andanças ou gostariam de experimentar a sensação de subir a um palco e virar à voz do mandador “.

Reportagem de Carlos Oliveira – texto e fotos

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva