quarta-feira, 5 de outubro de 2011


Contra a falta de médicos na Extensão de Saúde
UTENTES DE SANTA MARIA DE SARDOURA ENTREGAM “ ABAIXO ASSINADO “ NA CAMARA MUNICIPAL



A população das freguesias de Sardoura e S. Martinho, através da iniciativa dos senhores Joaquim Moreira e António Sousa, entregaram ontem ao presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, um “ abaixo – assinado “ onde protestam contra as consequencias do Despacho 10428/2011, de 1 de Agosto, proveniente da Secretaria de Estado da Saúde, que poderá provocar a desistencia de médicos contratados e colocados nesta Extensão de Saúde.


O documento entregue ao edil Gonçalo Rocha, com cerca de 1500 assinaturas recolhidas, manifesta a profunda preocupação dos utentes desta unidade de saúde, quando refere que a aplicação dos valores/hora de referência, pelo serviço médico prestado e fixados neste despacho do Secretário de Estado da Saúde, que poderá motivar a desistencia dos medicos contratados e em serviço nesta Extensão de Saúde, colocando em causa o normal funcionamento da unidade e natural prejuízo para os utentes e população das freguesias de Sardoura e S. Martinho.
Segundo os subscritores do “ abaixo – assinado “, existe um forte receio de que esta situação possa provocar o encerramento desta Extensão de Saúde, que serve cerca de 1700 utentes daquelas freguesias vizinhas, contrariando a tendência do ultimo ano, que registou uma substancial melhoria da qualidade e quantidade dos serviços prestados.
Para estes utentes, que reclamam que a Saúde é um direito de todos, exige-se que, rapidamente, seja considerado o Regime de Excepcionalidade, previsto no referido despacho e se assegure a manutenção desta Extensão de Saúde, para bem de toda a população, sendo que, com este protesto, os utentes  evidenciem que não estam a reclamar uma obra, mas tão só, a exigir um direito e uma necessidade fundamental na vida das pessoas : o direito à saúde.
O presidente Gonçalo Rocha mostrou-se solidário com este propósito, deu a conhecer algumas “ demarches “ já realizadas e fez saber que tudo fará para que a Extensão de Saúde de Sardoura se mantenha a funcionar com toda a normalidade, para bem das populações que serve, garantindo que o “ abaixo assinado “ agora entregue, chegará de imediato à entidade competente, a ARS Norte, podendo depois, caso seja necessário, seguir para outras entidades.
GIRP/Carlos Oliveira

6 comentários:

Anónimo disse...

O Joaquim Sousa trabalhou bem como mandatário e candidato do PS em Sardoura. O chamado Caralhós foi pena não ter trabalhado assim quando a extensão de Sardoura ficou sem médico depois da saída do Dr.Amorim....Enfim mudou o governo e o presidente da camara começa o ataque...

Anónimo disse...

Este Sr. de Sardoura da camioneta vermelha devia ter vergonha na cara....com ele em Sardoura o PS nunca vencerá...o aplido dele também diz tudo...

Kalimero disse...

E o GR está com pose de reivindicativo, revolucionário, de quem levará tudo à frente ! ?
Á custa de justas reivindicações aparecem estes floreados....até quando ?

Anónimo disse...

Onde está a vereadora da Saúde. Desculpem lá, deve estar em V.N.Gaia a pedir ajuda ao Filipe Meneses

Anónimo disse...

são formas de fazer politica, a vereadora da saúde está ....podiam era ir cumprindo as promessas eleitorais,que era dos transportes de doentes!!!!

Anónimo disse...

o leitor que disse que a vereadora da saúde estava em Gaia a tratar do assunto tinha razão, a cunha funcionou, ma vez que o Filipe Meneses (PSD) deve ter falado com o governo para não fechar o centro saúde de sardoura

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva