sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Câmara de Castelo de Paiva apoia iniciativa da ADEP
Feira do Século XIX, realiza-se no próximo Domingo
*ruralidade da época estará em destaque



A ADEP – Associação de defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vai promover, no próximo Domingo, dia 9 de Outubro, no Parque das Tílias, em Sobrado, a 14ª edição da Feira do Século XIX, que se traduz num quadro pitoresco, da vivencia rural dos nossos antepassados, uma iniciativa de sucesso que volta a merecer o apoio da Câmara Municipal e de diversas entidades da região.


Trata-se de recriar um evento que, a nível concelhio, envolve diversas associações locais e procura recriar uma época através da representação de valores e tradições de outrora.
Junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, história vai voltar a repetir-se e a realização assume as vertentes pedagógicas, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da musica tradicional e da animação de rua, o ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados.
Recordando o sucesso do ano transacto, o presidente da CM, Gonçalo Rocha elogia, como sempre, a iniciativa da ADEP e refere que, “ ao tentar caracterizar-se algumas actividades que faziam parte do quotidiano das pessoas da época, estamos a recuperar velhos costumes e a reconstruir cenários já há muito esquecidos e também desconhecidos para muita gente, especialmente para aqueles que são mais jovens “.
Considerando que estas manifestações devem ser incentivadas e muito acarinhadas, o responsável municipal destaca que, “ para além de fazer reviver o passado, este tipo de realização, que já é uma referência turística do concelho, permite-nos respeitar, ainda mais, as nossas origens “.
A comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo e a cozinha tradicional da época e o baile à moda antiga são argumentos de peso e de grande interesse deste certame, onde a animação e a componente etnográfica, com a participação e envolvimento dos ranchos folclóricos do concelho, grupos de tocadores de concertina e de cantares ao desafio vão, certamente, merecer particular destaque, atraindo milhares de visitantes.
Martinho Rocha, actual presidente da ADEP, volta a acreditar que esta edição da feira, que evidenciará a ruralidade da época, irá superar todas as expectativas, apresentando algumas novidades e lançou o desafio para que todos visitem o certame, como forma de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela colectividade e pela organização da iniciativa, por muitos já considerada uma referência turística da região, merecendo por isso, o apoio disponibilizado por várias entidades.

GIRP/Carlos Oliveira

7 comentários:

Carlos Rocha disse...

É preciso haver muito critério na escolha das imagens para ilustrar os tempos antigos. Hora, na imagem aparece um jovem a trabalhar de luvas. Toda a gente mais antiga sabe que não se usavam luvas. Para as crianças entenderem os tempos idos, torna-se necessário ser-se rigorosos na mensagem. Cumprimentos

Anónimo disse...

tem razao Carlos Rocha
Mas este ano nao ficaram atras e acolheram um expositor de belos relogios e cinzeiros em mármore
pergunta.se: sera que no seculo XIX ja havia relogios assim trabalhados e cinzeiros ?
sabemos que é artesanto e um grande trabalho mas Onde esta afinal o rigor apregoado ?

Anónimo disse...

e nao se esqueçam dos gaiteros que estiveran na feira a tocar com calças de ganga e tshirts e camisas riscadas
tambem nao ficava bem se fossem trajados a rigor e o mesmo se passava com os tocadores de concertinas e cantadores ao desafio
tanto rigor afinal para nada

Víctor Rodrigues disse...

para o anónimo das 15:40 :
a não ser que tenha estado outro grupo de gaiteiros na feira do sec. XIX...o grupo Gaitas Daninhas apresentou-se com camisas de linho e nenhum elemento trazia calças de ganga, muito menos t-shirts e camisas riscadas! Provavelmente esteve desatento ou então alguém lhe contou mal as coisas...há que ser mais rigoroso nas observações.

Anónimo disse...

O sr. josé tirou o chat e isto assim vai ser uma chatice, coloque o mesmo para ser mais rápida esta a consulta aos comentários

Anónimo disse...

É uma excelente iniciativa da ADEP !
embora quanto a critérios de rigor deixe algo a desejar, pois não se importam, nem nunca se importaram, sobre o atentado ao património que se passa com a ponte velha (centenária) de Pedorido.

Anónimo disse...

Gostava de dar os meus parabéns a algumas pessoas que fazem parte da direcção da ADEP, sim algumas... pois algunas não sei o que fazem lá. Qualquer das formas é de louvar actvidades/feiras destas. Claro que poderia ser melhor mas isso é como tudo na vida, com tempo e dedicação tudo se melhora e aperfeiçoa-se. Mas vamos a um caso concreto. As porfessoras do 1º ciclo pediram aos alunos que fossem à feira para conhecerem como era os tempos antigos e muito bem... muitos dos alunos lá foram aprender. Mas não é que quando uns desses alunos estavam a ver as fotografias antigas que passavam do projector multimédia e quando anteriormente tinham sido convidados a sentarem-se para apreciar (convite feito pelo Dr. Martinho), logo chega o Prof. Armando e diz "o computador agora tem que descansar" e encaminhou-nos para a porta!!! Será que o computador era do outro século????
Bem mas com tudo isto quero dar os parabéns a "alguns" membros da direcção da ADEP.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva