terça-feira, 19 de julho de 2011

NOTA DE IMPRENSA


Castelo de Paiva tem uma rede Social de Excelência

O PSD de Castelo de Paiva debateu, na sexta-feira passada no Hotel Rural Quinta de S.Pedro, na presença das IPSS e Juntas de Freguesia o Futuro da Acção Social de Castelo de Paiva.

Do debate e partilha de ideias o PSD de Castelo de Paiva retira o seguinte:
  • Existe uma Rede Social em Castelo de Paiva de excelência e sem paralelo com os Concelhos vizinhos;
  • Existe a necessidade de aprofundar a congregação de esforços entre as IPSS;
  • Existe a necessidade de ampliar e promover mais iniciativas de partilha de ideias e debate da acção social em Castelo de Paiva;
  • Existe um défice de oferta de Lares Residenciais, nomeadamente para o apoio a deficientes;
  • Existe uma janela de oportunidade para as IPSS, se a autarquia nelas apostar, tendo em conta as anunciadas preocupações e alterações do modelo social pelo Governo de Portugal;
  • Está em curso o alargamento da Rede Social em Castelo de Paiva, com a Construção de um Lar de Idosos e um Lar Residencial em Sabariz, pela APPACDM e a ampliação do Lar de Idosos pelo Centro Social do Couto Mineiro do Pejão.
  • A preocupação das IPSS e Juntas de Freguesia, com a ventilada alteração de protocolos entre a autarquia e as IPSS, nomeadamente no que se refere a transportes, alimentação e AECS, do 1º Ciclo. Esta ventilada alteração poderá fazer com que cerca de 50 paivenses percam os seus postos de trabalho, e representará também graves prejuízos para a economia local.
  • Que a Câmara Municipal tem 3 meses de atraso no pagamento às IPSS, devendo-lhes neste momento cerca de 100.000€;
Perante estas conclusões o PSD de Castelo de Paiva irá, quer nas reuniões do Executivo Municipal, quer na Assembleia Municipal, promover o debate da Acção Social em Castelo de Paiva, e tentar sensibilizar o Executivo Municipal, para que não tome medidas como as ventiladas sem antes analisar os impactos colaterais que as mesmas irão provocar, nomeadamente no que se refere à empregabilidade e economia local.
O PSD de Castelo de Paiva, agradece a presença das Juntas de Freguesia e IPSS, e promete empenhamento e dedicação na defesa dos seus interesses e dos Paivenses. 
Castelo de Paiva, 18 de Julho de 2011
Gabinete de Comunicação e Imagem do PSD de Castelo de Paiva

13 comentários:

Anónimo disse...

ESTA SITUAÇÃO É DE FACTO GRAVE, UMA CÂMARA QUE FEZ UM INVESTIMENTO DE CERCA DE 100 000.00€ PARA EQUIPAR O SEU DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS, QUANDO A DIRECÇÃO CORRECTA SERIA LIQUIDAR O QUE DEVE AOS MAIORES MOTORES DE EMPREGABILIDADE DO CONCELHO: AS IPSS'S. DR. GONÇALO ROCHA QUE DEUS O ILUMINE!...

Kalimero disse...

Apesar de todas as dificuldades,e vem a propósito,quero manifestar a minha solidariedade com o JOSÉ SANTOS no processo que tem em tribunal.
Como dizia Sá Carneiro : A DEMOCRACIA É DIFÍCIL MAS DELA NÃO ABDICAMOS !.

Anónimo disse...

E o procissão ainda vai no Adro... Esperem pelo vingança dos MERCENÁRIOS DO PS (Gonçalo e companhia!
Eles querem acabar com tudo...

Anónimo disse...

Motores de empregabilidade???
É verdade que as IPSS`S prestam alguns bons serviços á sociedade, mas também é verdade que são uma sociedade de tachinhos.
Vamos ver se com esta crise os tachinhos se vão aguentar.

Anónimo disse...

Motores de empregabilidade???
É verdade que as IPSS`S prestam alguns bons serviços á sociedade, mas também é verdade que são uma sociedade de tachinhos.
Vamos ver se com esta crise os tachinhos se vão aguentar.

Kalimero disse...

Ó anónimo das 22:08 :
O GR não irá alegar,também,"um desvio colossal" !
Será como o Macário Correia com as portagens no Algarve ?
MENTIROSOOOOOSSSSS !!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

COM TACHOS OU SEM TACHOS, A REALIDADE NÃO A PODEMOS NEGAR, SÃO ESTAS INSTITUIÇÕES QUE EMPREGAM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS EM CASTELO DE PAIVA. SEM ELAS O NÚMERO DE DESEMPREGADOS EM CASTELO DE PAIVA SERIA CATASTROFISMO.

Anónimo disse...

" Tachos ou sem Tachos” muito elucidativo, um apologista dos tachos, as pessoas certas no lugar certo, ate digo mais de metade não produzem nada na verdadeira assumpção da palavra ,é vergonhoso a forma de funcionamento de certas IPSS, mas é mais importante não é manter os empregos a todo custo, pois tal situação tem custos ,pois pago os meus impostos e fico contentes quando eles são bem aplicados e não para “TACHOS”

Sónia P. disse...

Gostei dos comentários... Particularmente do consentimento e conluio assumido pelos corajosos "anónimos".
E, aliás, mesmo que não o fossem assumidos, não atenuaria a sua evidencia, os "Tachos"...curiosa a ligação politica entre os "Tachos" e os seus "mestres de culinária"... só me faz lembrar a velha música da década de 90: "E rapa o Tacho.."
Mas, como sempre, o mais importante é a aparente empregabilidade que se deu (a amigos... familiares e, mais que tudo, eleitores!!! Alguns, imagine-se, dada a proximidade e preocupação em servir(-se), abdicam dos trabalhos em terras mais distantes para se juntarem aos que apoiam, não só pela postura social, mas principalmente apoio político...)
E, admirem-se.. "fazemos um bom trabalho"... Haja decência e afastar os políticos do serviço social para que não haja esta promiscuidade. Infelizmente o bem social destas instituições é sobreposto com o favorecimento político...

Atento disse...

O que dá trabalho á maioria dos Paivenses neste momento é o cultivo das terras e das suas hortas. Portanto, Isso é que é preciso incentivar e apoiar porque vem aí tempos muito difíceis.
As IPSS`S toda a gente sabe como funcionam, há gente trabalhadora mas também há muitos arranjinhos para os amigos e também para terem uma base de apoio para as assembleias gerais. O pior é que com a situação económica actual, brevemente o dinheiro não vai chegar para manter esses funcionários todos.

Anónimo disse...

a mama vai se acabar nas IPSS's do concelho e quando os apoio acabar e tiverem que mandar pessoal para casa vai ser o bonito...
ate os serviços socias da camara vao gemer que aquilo mama-se la a grande e a francesa, a fazer fe no que se diz e no que revelam as comadres desavindas

Anónimo disse...

As IPSS deveriam ser geridas por pessaos competentes,de modo a tornar essas instuituições autosuficientes. O que se verifica é que elas são sanguesugas de dinheiro de todos nós que pagamos impostos. Devriam existir mais fiscalizações do dinheiro que lhes é dado e do dinheiro que é gerido. Existem muitas fugas, para os "donos dessas instituições".
Como alguém costuma dizer "...a minha instiuição"... è Facil gerir o dinheiro dos outros, quando quem está á frente nada lhe custa. è bom que todos os casos sejam denunciados.
Já agora não apresento onome por medo, desses politicos e donos das instiutições.............

Anónimo disse...

Aprovado ... já coloquei os nomes em comentários que fiz ... divulgando verdades nuas e cruas sobre 2 instituições do concelho mas os comentários tiveram que ser retirados!!!!

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva