quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

: Escolas de Castelo de Paiva promoveram Desfiles de Carnaval e Rede Social organizou Festa Convivio


Agrupamento do Couto Mineiro também brincou ao Entrudo

ESCOLAS DE CASTELO DE PAIVA

PROMOVERAM DESFILE DE CARNAVAL

* Freguesia de Pedorido manteve tradição do Enterro do Entrudo

Em tempo de folia e animação, o Carnaval voltou a sair à rua em Castelo de Paiva…a vila encheu-se de cor e de alegria, com os pequenos foliões a evidenciar toda a exuberância bem típica desta quadra festiva.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva promoveram, na passada sexta – feira, o habitual Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 500 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Também na mesma manha, o Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão brincou ao Carnaval, numa iniciativa que, percorrendo as ruas daquela vila do baixo concelho, juntou cerca de 900 alunos, pertencentes à EB 2.3 e ás escolas do 1º Ciclo do EB e Jardins de Infância, localizadas nas freguesias de S. Pedro do Paraíso, Raiva e Pedorido.
No final, os participantes protagonizaram um convívio, com concurso de danças, no espaço da EB 2.3 do Couto Mineiro, onde marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o Vice-Presidente António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho, que já antes, tinham assistido, com natural entusiasmo, ao desfile que decorreu no Largo do Conde, em Sobrado.

ENTERRO DO ENTRUDO EM PEDORIDO

Entretanto, a exemplo de anos anteriores, o Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido voltou a promover os festejos do Carnaval 2010, com a realização de um programa interessante e bem animado, quer para Domingo Gordo, quer para o Dia de Entrudo.Assim, no passado Domingo, o programa apresentado contemplou, um desfile de Carnaval Infantil, onde participaram todas as crianças das escolas e jardim-de-infância da freguesia.Durante a tarde houve uma concentração de mascarados no Eirado e a animação musical esteve a cargo do Grupo Musical “ Jackson Magic Show “, tendo a organização assegurado um lanche para as crianças participantes.Já ontem à noite, aconteceu o momento alto dos festejos, com o tradicional Enterro do Entrudo, com início do cortejo fúnebre no Largo da Tileira, na zona da Póvoa, até ao lugar das Concas.A leitura da “ herança “ e as cerimónias finais lutuosas do Enterro do Entrudo realizaram-se no corredor da Ponte Velha, sobre o Rio Arda e na zona do Parque das Merendas a animação esteve em evidência com um animado arraial popular, abrilhantado pelo Conjunto Musical “ Maré Alta “, seguindo-se um concurso de máscaras com prémios até ao 3º classificado.
Recorde-se que esta iniciativa contou o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia local e população de Pedorido.

Rede Social de Castelo de Paiva
promoveu Convívio de Carnaval

Entretanto, o gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, na tarde do passado dia 15 de Fevereiro, um Convívio de Carnaval “ Inter – Instituições ”, que teve lugar no Pavilhão Municipal de Desportos, e que contou com a participação das seguintes IPSS e instituições do concelho, envolvendo mais de 400 participantes.
No meio de muita animação e folguedo, convivendo com os mais idosos e com os dirigentes das instituições presentes, estiveram o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, acompanhado do Vice-Presidente, António Rodrigues e do Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, que no final fez um balanço muito positivo da iniciativa e louvou o trabalho das IPSS e do Gabinete Local da Rede Social.
· Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido
o Valências de Centro de Dia, Lar de Idosos, Prolongamento e CATL;
· Associação de Solidariedade Social de Bairros “Os Cucos”
o Valência de CATL e Prolongamento;
· Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios
o Crianças e Jovens do CAT;
o Formandos de Curso EFA;
· APPACDM de Castelo de Paiva
o Formandos / Utentes;
· Centro Social do Couto Mineiro do Pejão
o Valência de Lar de idosos;
· Centro Social de Sta Maria de Sardoura;
o Valência de Lar de Idosos, CATL e formação Profissional (cidadãos portadores de deficiência);
· Centro Social de Real;
o Valência Centro de Dia;
· Projecto Incluir;
· Associação de Jovens Sol Nascente de Sto Ildefonso
o Formandos de Curso EFA;
· Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva;
o Valências de Lar de Idosos e CAO;
Recorde-se que, a Rede Social de Castelo de Paiva dirigiu também, para este convívio, convites à participação nesta Festa de Carnaval, a outras instituições e IPSS de concelhos vizinhos, tendo marcado presença a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra

GIRP/COliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva