quarta-feira, 11 de junho de 2008

VIII Semana do Ambiente - Comunidade em torno do Ambiente


A Câmara Municipal de Paredes dedicou a semana de 2 a 8 de Junho ao Ambiente.
A VIII edição do evento teve como objectivo movimentar a comunidade escolar do concelho em torno do Ambiente/formação ambiental para a tomada de consciência e o desenvolvimento de competências no ambiente, numa perspectiva inter e multidisciplinar.
Plano de Acção e Sensibilização Ambiental
No âmbito de mais uma semana do Ambiente foi apresentado Plano de Acção e Sensibilização Ambiental que visa melhorar a qualidade de vida e do Ambiente, que deve ser a conduta pessoal de todos os cidadãos.
Tem como objectivos reduzir a “Pegada Ecológica” no concelho de Paredes, provocar a tomada de consciência, a alteração de comportamentos e a promoção de hábitos para a diminuição da “Pegada Ecológica” de cada indivíduo, bem como, promover a actividade ambiental em Paredes.
Pretende-se o envolvimento de toda a população e, neste sentido, será feita uma aposta na comunicação/informação da iniciativa, bem como na formação dos cidadãos paredenses, particularmente da comunidade escolar.
O projecto será bianual e esta é a Emissão Zero. A Emissão Zero é uma marca que visa promover o desenvolvimento sustentável, compensando as emissões resultantes da actividade humana, através do sequestro do CO2, com a plantação de árvores. Pretende-se, ao mesmo temo, fazer um diagnóstico da “Pegada Ecológica” no concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Pedro Mendes, participaram na apresentação do Plano de Acção e Sensibilização Ambiental, tendo realçado as boas práticas do Município no domínio do Ambiente.
Celso Ferreira destacou a aposta na sensibilização ambiental, designadamente no que à política da reciclagem diz respeito, “para se construir um mundo melhor”.
O vereador Pedro Mendes referiu que o Município já atingiu grande parte das metas estabelecidas pela União Europeia, para serem cumpridas até 2011. A meta para a reciclagem do papel é de 60 por cento e, actualmente, Paredes já recicla 65 por cento.
Considera que a comunidade já está mais desperta para a matéria do ambiente, mas assegura que esta estratégia vai ser reforçada. “Paredes tem grande sensibilidade para as questões ambientais, mas queremos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente e para tal é necessária uma alteração dos comportamentos”.
O projecto dirige-se a toda a comunidade, com destaque para a escolar e para que todos estejam envolvidos serão utilizados os meios de comunicação social, bem como suportes publicitários. Pretende-se que todo o concelho contribua para a diminuição da Pegada Ecológica.
A primeira fase consiste em traçar o diagnóstico, para se saber qual a Pegada Ecológica, qual o comportamento do município, para que, posteriormente possam ser definidas as metas para melhorar ainda mais o Ambiente em Paredes. A principal será a mudança de comportamentos e de atitude.
Roteiro Ambiental
Os alunos da Escola EB1 de Corregais, Lordelo tiveram oportunidade de visitar o Ecocentro de Paredes e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
O Roteiro Ambiental tem como objectivo a reflexão da prática quotidiana de carácter ambiental pela população do Município. Constitui-se num processo de cariz informal, recorrendo a um circuito realizado, com a visita ao Ecocentro e ETAR, com a respectiva explicação técnica. Esta acção pretende ser um processo pedagógico participativo, que estimula a consciência crítica sobre a problemática ambiental
A visita ao Ecocentro realça a problemática dos resíduos, com destaque para a importância da separação, veiculando a Redução, Reutilização e a Reciclagem. Aqui é focado, de uma forma mais lata, o Aterro Sanitário, clarificando conceitos e a importância do mesmo. Na ETAR, com a colaboração das Águas de Paredes, é identificado e explicado o processo de tratamento das águas residuais, demonstrando a sua importância para o meio ambiente.
Na globalidade, com a visita guiada a duas estruturas, os alunos apreendem a interligação das aparentes diferentes temáticas existentes no Ambiente.
Os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Sobreira, tiveram a oportunidade de assistir a uma acção de sensibilização ambiental intitulada “Calcula a Tua Pegada Ecológica”.
Dia do Ambiente na Escola EB1 de Paredes
A Câmara Municipal de Paredes, no âmbito da VIII Semana do Ambiente, comemorou o Dia do Ambiente na Escola EB1 de Paredes, com a realização de uma acção que envolveu cerca de 400 alunos, dos 6 aos 10 anos de idade.
A acção consistiu na dinamização de diversos ateliers temáticos, subordinados a diversas temáticas ambientais, como por exemplo, oficinas de reutilização de materiais, de expressão corporal, actividades interactivas e jogos de grandes dimensões. A comemoração do Dia do Ambiente no recinto da escola possibilitou um contacto único dos alunos com as temáticas ambientais.
As actividades foram diversificadas e dinâmicas, tendo como objectivo sensibilizar as para as questões ambientais, para que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria do ambiente.
Projecto Educação Ambiental pela Arte – Energia
As 16 turmas (300 crianças) que participaram ao longo do ano lectivo no projecto “Educação Ambiental pela Arte”, tiveram oportunidade de apresentar o espectáculo “Energia”, que esgotou durante vários dias o auditório da Fundação A Lord.
A representação e apresentação do trabalho desenvolvido - aos pais e familiares das crianças envolvidas e a toda a comunidade - foi o culminar de um projecto que abordou a temática da Energia. O espectáculo reuniu em palco os alunos e professores envolvidos, bem como formadores, actores e bailarinos espelhando, desta forma, o carácter multidisciplinar desta iniciativa.
«Educação Ambiental pela Arte» adoptou o tema “energia”, uma problemática intrinsecamente relacionada com o crescimento da população e com a crescente industrialização das sociedades modernas. Actualmente, o consumo de energia no mundo está resumido, na sua grande maioria, às fontes de energia tradicionais, como o petróleo, o carvão e o gás natural. Essas fontes são poluentes e não renováveis, pelo que no futuro, serão inevitavelmente substituídas. Para garantir a existência de energia suficiente no futuro é necessário geri-la prudentemente no presente. A poupança e eficiência energética estão, portanto, na ordem do dia e são uma preocupação premente.
As Escolas EB1 de Corregais (Lordelo), EB 1 de Alto da Vila (Duas Igrejas) e EB 1 Calvário (Vilela) participaram nas Jornadas do Ambiente, que tiveram lugar no Aterro Sanitário de Lustosa.
Em parceria com os Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Paredes, a população juvenil participou numa caminhada ambiental que permitiu identificar e fazer o registo fotográfico dos pontos negros existentes no noroeste do concelho (Lordelo e Rebordosa).
O Parque da Cidade de Paredes foi palco do encerramento da VIII Semana do Ambiente. A iniciativa foi de grande interesse para a população em geral, que compareceu em grande número e teve como principal parceiro a Guarda Nacional Republicana (GNR), que desenvolveu várias actividades.
O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, fez um balanço muito positivo da iniciativa, realçando a envolvência bastante significativa particularmente por parte das escolas, “onde a autarquia está a fazer um grande investimento, pois os hábitos mudam-se desde a infância”. O objectivo é alertar a comunidade para a crescente preocupação com a envolvente ambiental. “Esta iniciativa vai ajudar para que no futuro possamos continuar a liderar o dossier do ambiente na região”, afirmou.
No mesmo sentido, Pedro Mendes enalteceu o sucesso da VIII Semana do Ambiente. Realçou que já se assiste a uma crescente consciencialização ambiental e que as apostas da autarquia paredense na melhoria do ambiente e na qualidade de vida dos paredenses já dão frutos.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva