quarta-feira, 11 de junho de 2008

16ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis

Informação institucional
Um espaço de excelência que já é o melhor evento de Alta decoração e design do norte do país .


“Temos de fazer investimentos em tempo de crise para que a economia descole e colhermos os frutos desses investimentos” e “os municípios não se podem demitir da obrigação de criar riqueza”, foram as ideias chave defendidas por Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes na abertura da 16.ª Mostra de Mobiliário do concelho, evento que decorre até ao próximo domingo no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, “Paredes dá um claro sinal ao país e ao Governo do que deve ser o desempenho das autarquias no que respeita à economia local”.
O autarca refere que “há dois anos relançámos a mostra, tinha 2 mil metros quadrados, hoje temos uma feira formatada que não há igual no país e que tem dimensão para crescer”.
Considera o espaço de “excelência”, inspirado nas melhores feiras de mobiliário e decoração como sejam Milão, Paris e Madrid.
Numa cerimónia bastante concorrida, o autarca teve oportunidade de vincar que a autarquia encara a Mostra como a melhor forma de promover “a multiplicação de negócios, beneficiando assim a economia local e regional. Os novos tempos não de compadecem com lamentos. Temos a obrigação de criar riqueza e de ajudar aqueles (os industriais) que garantem o equilíbrio social de um concelho que depende, em larga escala, da indústria do mobiliário”. O melhor evento de alta decoração e design
A edição de 2008 da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis conta com a participação de 66 expositores, mais 20% do que em 2007, na sua esmagadora maioria oriundos do concelho de Paredes.
Depois dos 33 mil visitantes registados no ano passado, por força de um maior conhecimento do certame, do aumento do espaço para quase 6 mil metros quadrados e da maior campanha publicitária que um evento de Paredes já conheceu e, estima-se que seja possível atingir a meta dos 50 mil visitantes.
O protagonismo é dado por inteiro ao design, à inovação, às novidades, ao mobiliário e sua integração no ambiente de casa, daí o cuidado de se proporcionar condições de exposição acolhedoras para os expositores/empresas.
Pretende-se que o visitante/potencial comprador seja confrontado com o que de melhor se produz no concelho de Paredes, permitindo-lhe escolher em condições mais favoráveis - possibilidade de apreciar diferentes propostas dentro do mesmo estilo, mas num espaço concentrado e, ao mesmo tempo, criar todo um ambiente que potencie a possibilidade de realização de negócios.
Num espaço que se quer propiciador de bem estar aspectos complementares como um restaurante, o espaço kids, um espaço dedicado ao Euro 2008, com ecrã gigante disponível para a transmissão dos jogos, ou a “Cadeira Parade 2008”, original e inédita mostra de cadeiras inspiradas em obras de artistas plásticos internacionais produzidos por alunos das escola EB 2,3 de Cristelo, funcionam como um todo catalizador de bem-estar e, ao mesmo tempo, motivador.
Trata-se, sem dúvida, do melhor evento de Alta decoração e design de mobiliário do norte de Portugal, onde podemos encontrar as últimas tendências, que vão desde o mobiliário clássico ao contemporâneo, sem esquecer a indústria de estofos (sofás) e o sector de decoração, quartos, salas, cozinhas, salas de estar, estantes, mobiliário de casa de banho, tudo quanto é necessário para mobilar e decorar uma casa com bom gosto e modernidade.
Acompanhado dos vereadores, de Elsa Leite, presidente da Associação Empresarial de Paredes, (parceira na organização deste certame) e dos convidados, Celso Ferreira percorreu demoradamente todos os espaços de exposição trocando impressões com os industriais e deixando claro que a forte aposta nas Mostras Paredes Rota dos Móveis é para continuar.
“Crescemos bastante nos dois últimos anos e estou certo que iremos continuar a inovar, surpreendendo tudo e todos. Esta Mostra é bem o exemplo do muito que pode ser feito e do quanto ainda pudemos surpreender aqueles que ainda desconhecem a nossa vontade de fazer mais e melhor” - vincou.
Ao cabo dos primeiros dias foi já possível traçar o perfil dos principais visitantes da Mostra com claro predomínio para a região Centro (eixo Viseu/Aveiro) e para a Galiza que proporcionou em interessante afluxo de potenciais clientes. Mas também se registaram visitantes do Algarve e Lisboa. Como curiosidade assinale-se ainda a presença de visitantes provenientes de Itália e França, algo que constitui recompensa bastante para o esforço promocional desenvolvido.
Estabelecendo paralelismo com a edição do ano transacto, é convicção dos promotores que se assiste a um claro fenómeno de mudança do tipo de visitante e dos objectivos em que centra a sua deslocação até ao Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. Mais do que visitar por visitar, nota-se que quem demanda o espaço da Mostra procura oportunidades de negócio e vem disposto a investir em mobiliário de design e qualidade, de acordo com as características do evento.
Por todas estas razões, é crível que os próximos dias fiquem assinalados por um ainda maior afluxo de pessoas tanto mais que no feriado de 10 de Junho (terça-feira), sábado e domingo o certame abre as suas portas pelas 10 horas.
A 16.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis é, pois, um evento de prestígio com preocupação no valor acrescentado, na qualidade dos produtos e dos ambientes, tudo isto com a garantia total de fabrico nacional.
Cadeira Parade 2008
40 cadeiras e 1 mesa transformadas em obras de arte é a melhor definição que se pode dar da exposição Cadeira Parade 2008, apresentada pela 1ª vez nesta Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis.
Para o efeito estudantes e professores da escola EB 2, 3 de Cristelo pegaram em cadeiras oferecidas por várias empresas de mobiliário do concelho, redesenharam-nas, transformaram-nas e criaram obras de arte originais inspiradas em trabalhos de artistas plásticos internacionais. O resultado é inesperado e arrebatador.
Design, cor e genialidade são o resultado. A não perder.
Protocolo com AEParedes
No âmbito da 16.ª Mostra de Mobiliário, o Município de Paredes celebrou um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Paredes, que tem como objecto a realização de actividades com vista à promoção da marca Paredes Rota dos Móveis; de apoio à dinamização e promoção do comércio e serviços do concelho; de apoio à captação de projectos de investimento para o concelho; actividades de apoio à indústria nas áreas da promoção, inovação e desenvolvimento tecnológico; desenvolvimento de projectos de cooperação e de conjunto para resolução de problemas específicos das empresas concelhias e elaboração, concepção e execução de planos de formação para a população não activa na vertente de dupla certificação, escolar e profissional.
De acordo com o protocolo a Câmara Municipal compromete-se a apoiar as actividades desenvolvidas disponibilizando meios e logística e comparticipando financeiramente, com cerca de 400 mil euros, de acordo com o Plano e Orçamento Anual de Actividades.
Neste sentido, no âmbito deste protocolo celebrado entre as duas entidades, a Câmara Municipal vai apoiar financeiramente um conjunto de actividades com vista à promoção do concelho e dinamização das actividades económicas do comércio, serviços e indústria para este ano.
Horário da 16ª Mostra de Mobiliário:
- 14 de Junho: 10h – 23h;
- 10 e 15 de Junho: 10 – 23h;
- 11, 12 e 13 de Junho: 17 – 23h.
Espaços de apoio à exposição:
Restaurante lounge
Espaço kidas
Bar euro com ecrã gigante

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva