quarta-feira, 18 de junho de 2008

Paredes aposta na descentralização da actividade cultural Encontr’ArtesEncontr’Artes

O Município de Paredes vai realizar este mês, nos dias 20, 21, 22, 27, 28, 29 de Junho, nas Praças de Paredes, Lordelo e Rebordosa, mais uma edição do programa cultural - Encontr’Artes - Encontro das Artes com o Público…na rua.
No momento da apresentação do programa, o Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, referiu que “regressamos ao figurino, que se justifica pela intensa actividade cultural que o Município proporciona ao longo do ano”.
Considera estas iniciativas de “grande valor, sendo que algumas delas já passaram, designadamente pela Fundação Serralves”.
De acordo com Celso Ferreira o “Encontr’Artes é “mais um ponto alto na cultura em Paredes”. “Tem que ser entendido como a cereja no topo do bolo, como uma programação muito intensa e de qualidade”.
Para o autarca, a agenda cultural paredense é a “melhor da região e uma das melhores da Área Metropolitana do Porto.”A calendarização dos eventos ao longo do ano “permite uma maior vivência e afluência de público”, vincou.
No mesmo sentido, o vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes, evidenciou que “a festa do encontro das artes é na rua”, suportada por uma estratégia cultural.
O vereador sente “um grande orgulho” porque toda a programação cultural “fica vendida” na semana seguinte após a sua divulgação.
De acordo com Pedro Mendes tem sido feita uma aposta na cultura diferenciada que “consegue atingir todos os públicos”.
Destacou o Programa Famílias - como um “projecto de referência para a comunidade”; o PT Paredes com Teatro – “temos projectos que podem estar em qualquer parte do país”; – o projecto Artmatrix – “como projecto pedagógico que ajuda as crianças a integrarem-se melhor na escola e na comunidade” – e, agora, o Encontr’Artes – “grande festa da rua, com propostas ímpares”.
A autarquia investe neste Festival de Rua descentralizado, que pretende aumentar a qualidade e a diversidade dos espectáculos, cerca de 45 mil euros.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva