quinta-feira, 19 de junho de 2008

Nota de Imprensa


Com a presença do director distrital da Segurança Social
Rede Social de Castelo de Paiva promoveu
Seminário sobre Qualidade nas IPSS


A Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, recentemente, no espaço do Salão Nobre da autarquia paivense, o seminário “ Ao Encontro da Qualidade “, um importante fórum de discussão sobre a temática da qualidade nas IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Para além de técnicos de reconhecida intervenção na área social, estiveram presentes Fernando Mendonça, representante do Governo Civil de Aveiro, o director do Centro Regional da Segurança Social de Aveiro, Eng.º Celestino Almeida, o presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, o Vice-Presidente, Rui César Castro, e o Vereador Manuel Rocha, presidente do CLAS – Conselho Local da Acção Social, entre outros autarcas, representantes das IPSS, GNR, Centro de Saúde, parceiros da Rede Social e dirigentes associativos.

Depois da saudação inicial do Vereador da Acção Social, Manuel Rocha, o presidente da CM, Paulo Teixeira, destacou o importante papel das parcerias assumidas com a Rede Social e o notável trabalho desenvolvido pelas IPSS existentes no concelho, evidenciando mesmo a excelente interligação e disponibilidade que tem existido nesta área, ao ponto de poder dizer, que ao nível da acção social o concelho apresenta uma excelente cobertura nas mais diversas valências de intervenção.
Celestino Almeida evidenciou formas de garantir padrões de qualidade nos serviços prestados pelas IPSS, destacando o controlo e o rigor que é necessário manter, para satisfação dos utentes, sublinhando que os utentes das IPSS nunca devem ser olhados com o objectivo comercial.
O director da Segurança Social em Aveiro concluiu referindo que a melhoria dos processos de qualidade deve ser um imperativo social, ao mesmo tempo que enalteceu o meritório trabalho desenvolvido pela Rede Social em Castelo de Paiva.
Elogiando também a iniciativa e a prestação local da Rede Social, o representante do Governo Civil falou do trabalho da Segurança Social em Aveiro e congratulou-se com o êxito conseguido através da aplicabilidade do Programa Pares, orientado para a dinâmica das IPSS, onde os bons exemplos no distrito são por demais conhecidos.
Fernando Mendonça também realçou a dinâmica existente em Castelo de Paiva ao nível da acção social e do louvável trabalho das diversas IPSS, todos imbuídos numa missão difícil que toca a todos.
Depois da sessão de abertura seguiu-se um painel moderado por Laura Oliveira, directora técnica do Lar da Santa Casa da Misericórdia local, seguindo-se as intervenções de Ivo Domingues, do Instituo de Ciências Sociais da Universidade do Minho, sobre “ Instrumentos de Gestão e Qualificação Organizacional “, de Inácio Martin, da Universidade de Aveiro, sobre “ A melhoria contínua em equipamento gerontológicos “, e de Patrícia Moura e Sá, da Universidade de Coimbra, a respeito dos “ Instrumentos para avaliação da qualidade na Administração Pública e aplicação nos municípios portugueses “.

Da parte da tarde, e num painel moderado por Susete Pereira, directora técnica do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, foram intervenientes Estela Afonso, do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, que abordou “ Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais nas IPSS “, Carla Vasconcelos ( Gestora Comercial da APCER ) que se referiu ao Processo de Certificação das IPSS e Sistema de Gestão Qualidade, e ainda, Jorge Silva, também Gestor Comercial da APCER, que falou no Sistema HACCP – Higine, Segurança e Qualidade Alimentar.
Depois do debate, os participantes discutiram as Boas Práticas para a Qualificação, e destacaram-se as comunicações de Sónia Marques, Assessora de Qualidade da Associação de Moradores das Lameiras, de Vila Nova de Famalicão e de João Machado, Gestor de Qualidade, da CM de Cantanhede.
A sessão de encerramento contou com a presença do Vice-Presidente da Rui César Castro e do Vereador Manuel Rocha, responsável pelo gabinete da Rede Social em Castelo de Paiva.

GICMCPV

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva