quinta-feira, 26 de junho de 2008

“Mini-olimpíadas da Pequenada” encerram um ano em movimento…

Informação institucional
Com o objectivo de aumentar as possibilidades de práticas lúdicas e pré-desportivas, com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Paredes, o Pelouro da Educação preparou, para o presente ano lectivo, um Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva, delineando um modelo de intervenção, conjuntamente com a comunidade educativa e outras entidades do associativismo desportivo local, regional e nacional.
O referido programa envolveu semanalmente milhares de alunos durante as actividades de enriquecimento curricular e aos sábados possibilitou a participação em encontros/competições que decorreram nas escolas sede dos respectivos agrupamentos, ou em instalações desportivas municipais. Neste ano lectivo foram contempladas as modalidades de Natação, Andebol, Minibásquete, Futebol e Atletismo.
Durante o mês de Junho decorreram as Festas da Natação, em cada uma das quatro piscinas municipais, com os alunos do 1º ciclo que frequentaram ao longo de todo o ano um projecto de iniciação à modalidade. Nas mesmas, os alunos executaram circuitos de destrezas e jogos lúdicos que evidenciaram uma assinalável adaptação ao meio aquático. Foram, ainda, premiados com certificados de participação e diplomas de 25 e 50 metros em diferentes estilos de nado. A motivação dos alunos e o nível do seu desempenho foram, também, resultado do profissionalismo dos professores que com eles trabalharam.
Tal como o previsto, este foi " um ano em movimento" em que se pretendeu dar um grande contributo para a formação integral das crianças deste concelho e para a promoção da prática de actividade física regular e diversificada pelas mesmas.
O ano lectivo não poderia terminar da melhor forma para os alunos e professores da Actividade Física e Desportiva. Em ano de Jogos Olímpicos foi possível assistir, no relvado sintético de Paredes, à 1ª edição das Mini-olimpíadas da Pequenada que permitiram a quase 500 alunos competir nas modalidades de Atletismo, Andebol, Minibásquete e Futebol e que foi um êxito assinalável.
O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, marcou presença no relvado cumprimentando e apoiando os pequenos atletas. Nas palavras que dirigiu aos alunos e aos pais realçou a importância da prática da actividade física regular e das primeiras vivências desportivas que justificam as iniciativas, que neste âmbito o Executivo tem apoiado e que contribuirão de forma inequívoca para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens e para o desenvolvimento desportivo do concelho.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva