sexta-feira, 13 de julho de 2012


Para apoiar e suavizar a solidão dos idosos
CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA “ PROJECTO SOL “


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, anunciou esta semana, a criação do PROJECTO SOL, um “ projeto-piloto “ de apoio aos mais idosos, visando tomar medidas para minimizar as consequências da solidão destes cidadãos já “ sinalizados “ no território concelhio.


Nos dias de hoje, as famílias possuem menos disponibilidade para o acompanhamento do envelhecimento dos seus familiares, por diversos factores que emergiram na nossa sociedade, o que contribui para o crescente número de idosos institucionalizados e outros que se encontram isoladamente em casa.
É importante que o idoso tenha uma velhice bem sucedida, com acompanhamento psicológico, apoio social e ocupação dos tempos livres. Estas estratégias podem diminuir o isolamento social. Apesar de ser uma fase menos activa do ciclo de vida, os idosos não têm que ficar inertes e sujeitar-se a um envelhecimento inconsciente e involuntário.
Neste contexto, refere o Presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que é importante continuar a apoiar a terceira idade, devendo existir uma interacção contínua com a família, para que permaneça no seu meio mais tempo, estimulando o idoso com reforços positivos para assim ultrapassar as barreiras que a terceira idade lhe apresenta, sendo que, só assim, se poderá atenuar este sentimento que tanto afecta os idosos da nossa sociedade.
O Projecto SOL consiste num trabalho de proximidade desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em conjunto com outras instituições sociais e oficiais, nomeadamente a Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva e a Guarda Nacional Republicana.
Este projecto incide numa aproximação ao idoso por parte da equipa referenciada. Este ligação será continua no tempo através da promoção de contactos periódicos, (presenciais e telefónicos) com os mesmos, envolvimento dos idosos em actividades lúdico-recreativo e culturais desenvolvidas no concelho e apoio na resolução de situações pontuais, situações que já foram registadas com sucesso.
Paralelamente, o facto de existir esta equipa no terreno contribui para o aumento de segurança, em virtude de os “amigos do alheio” poderem ficar mais reticentes relativamente a um possível acto.
Em suma, este Projecto visa proporcionar aos nossos idosos isolados, um elo de ligação à sociedade e, acima de tudo, alguns momentos de carinho e conforto.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva