quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Executivo de Gonçalo Rocha já pagou 340 mil euros ás associações
CONSELHO MUNICIPAL DO DESPORTO, CULTURA E JUVENTUDE REUNIU NA PASSADA SEMANA EM CASTELO DE PAIVA



Realizou-se na noite da passada Sexta – feira, no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, sob a presidência do Vereador da Cultura e Desporto da edilidade paivense, José Manuel Carvalho, mais uma sessão do Conselho Municipal de Desporto, Cultura e Juventude.

Nesta sessão, o Vereador José Manuel Carvalho e prospectivamente Presidente do CMDCJ fez o balanço dos 25ºs Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, destacando que a popular iniciativa decorreu de forma brilhante, sendo que este ano, na cerimónia de abertura foram, de uma forma singela, homenageados aqueles que um dia tiveram a ideia de criar os Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, nomeadamente a Comissão que integrava Joaquim Viera, Manuel Vieira, José Adelino Nunes, Abel Fernandes, José Ramadas, João Teixeira, Justino Silva, Antonio Ferreira ( já falecido), Joaquim Silva, Manuel Gonçalves, Noronha Freitas, José da Rocha Alves e José da Rocha Moreira da Costa, uma distinção reportada com o lançamento de um livro comemorativo das 25 edições já realizadas.
Recorde-se que esta edição dos Jogos Desportivos voltaram a atrair milhares de paivenses, participantes nas provas realizadas em diversas catividades desportivas e culturais, como Futebol de 7, Carros de Rolamentos, Provas de Atletismo ( Corrida das Vindimas, Caminhada/ Corrida Nascente), Caminhadas ( Folgoso - Serradelo; “ O Caminho do Carvão”; “ A Rota do papel”, Triatlo de Castelo de Paiva – II Aquatlo de Pedorido – I Aquabike da Raiva, Folclore, Teatro, BTT, Cicloturismo, Passeio Equestre, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Badmington, Torneio de Sueca, Pesca e Olimpíadas Musicais
O Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, através do Conselheiro Manuel Vieira mostrou-se sensibilizado com a homenagem que foi feita no dia 25 de Abril, relembrando a emoção de José Adelino Nunes, aquando da cerimónia realizada naquele dia, sendo que o balanço é bastante positiva, pelo que a Câmara Municipal e as coletividades estão de parabéns nesta edição dos jogos desportivos.
 Da parte das associações presentes, merece destaque o facto de terem sido explanados alguns dos projetos que têm em curso ou que pretendem desenvolver, bem como manifestar as suas preocupações sobre o futuro do associativismo em Castelo de Paiva, no âmbito de uma discussão franca, aberta e participada, que todos souberam enaltecer.
Nesta reunião, o Presidente do CMDCJ, na qualidade de Vereador de Desporto e Cultura apelou a todos os conselheiros que comecem a pensar no ano de 2012 e nos objectivos que gostariam de ver concretizados em prol do fomento do desporto e da cultura no concelho.
José Carvalho recordou que, desde que assumiu funções, e apesar da dificuldade financeira que o Município atravessa, já se conseguiu, com um plano de pagamento muito rigoroso, liquidar às coletividades um valor aproximado de 340 mil euros em subsídios.
O autarca relembrou, no entanto, que tem havido um apoio logístico constante ás coletividades por parte da Câmara Municipal e que a autarquia paivense mantêm o espírito de cumprir o planeamento de pagamentos de subsídios, procurando mês apôs mês liquidar o acordo com o planeado.
Neste Conselho, foram ainda apresentados por parte do Vereador da Cultura e Desporto, alguns documentos que vão merecer discussão e análise na próxima reunião do CMDCJ, tais como, o parecer da ANMP – criação ou separação do Conselho Municipal de Juventude; proposta do Moto Clube Paivense, sobre Gala Desportiva e, sobre Federação das Coletividades de Aveiro, recentemente criada.

GIRP/Carlos Oliveira

5 comentários:

Anónimo disse...

A Câmara (actual executivo) já pagou 340.000 € às associações.
Seria importante, sobretudo para esclarecimento dos munícipes, informar qual o valor que pagou a cada colectividade. O que se ouve, é que cultura e desporto são: Ranchos, clubes desportivos e bandas de música, exclusivamente. Resta, portanto, saber se há, ou não, outras colectividades que tenham sido beneficiadas com subsídios. Qual o valor e quais as colectividades. No entanto, se indicarem o montante e o nome das colectividades, seria um bom serviço informativo que prestavam aos munícipes.... e assim, evitariam, especulações, como a que circula: "Os subsídios são, exclusivamente, para as bandas, ranchos folclóricos e clubes de futebol".... e as outras colectividades????? não promovem cultura??? etc etc...

Anónimo disse...

Pagou 340 000 € em quantos anos?

Anónimo disse...

vou fundar já um clube para receber uns trocos, como por ex. o oliveirense e outros que parece que nada fazem mas recebem subsidios

Anónimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUEM É O DIRECTOR DESTE SITE E QUAL O SEU PROPRIETÁRIO PARA TENTAR ENVIAR ALGUMA INFORMAÇÃO QUE O CONCELHO MERECE TER. QUESTIONO AINDA SE É APENAS UM BOLETIM INFORMATIVO DA C. M. CASTELO PAIVA?

Anónimo disse...

O Presidente do Oliveirense bem merece...por acaso é o coordenador do Partido Socialista para o Couto Mineiro

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva