segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Contemplados dez jovens paivenses
Câmara de Castelo de Paiva atribuiu Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior

Atenta às dificuldades económicas de algumas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva atribui anualmente 10 bolsas de estudo, no valor de 75 € mensais durante um ano lectivo, a jovens que frequentam o ensino superior e que sejam naturais e residentes em Castelo de Paiva, voltando este ano a promover a entrega das bolsas aos alunos contemplados numa cerimónia muito participada, realizada na manhã do passado Sábado, onde para além do presidente da CM, Gonçalo Rocha, também marcaram presença Vereador do Pelouro da Educação, José Manuel Carvalho,  e o Reverendo Padre Alberto Laranjeira, bem como familiares dos jovens estudantes.


Na sua intervenção, o edil paivense deixou uma saudação a todos os alunos contemplados com este apoio municipal e incentivou-os a que prossigam com empenhamento e entusiasmo a vida académica, referindo depois, que esta é uma forma de apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular, integrado no seu projecto de vida e que, de outra forma, estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objectivo.
Nessa perspectiva, evidenciou o presidente Gonçalo Rocha, o esforço desenvolvido e a preocupação da autarquia paivense em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos, sendo que, com esta medida de apoio, “ estabelecemos um compromisso com o desenvolvimento do concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação para que no futuro possamos construir uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes “.
Mostrando-se feliz por ver que o concelho tem jovens com valor no ensino superior, o presidente da CM congratulou-se com o seu sucesso e, em jeito de retribuição, apelou a todos que continuem a apostar num trabalho empenhado, para que possam ver os seus objectivos realizados com êxito e boas pespectivas para encarar as dificuldades que o futuro nos reserva.
O autarca local recordou outras acções em matéria de apoio social nesta e outras áreas, concretamente a oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, no que ao abastecimento de água diz respeito, a introdução da tarifa social, a tarifa social atribuída a familias numerosas e a tarifa social para  as IPSS do concelho, anunciando também, para meados de Dezembro, a abertura da Loja Social, que ficará instalada ao lado da Segurança Social, em Sobrado.
Recorde-se que, para além da prestação pecuniária, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva proporciona ainda um primeiro contacto com o mundo do trabalho (estágio de 20 dias) adequado à complementação da formação de cada aluno.
Este ano, os alunos paivenses contemplados com este apoio municipal foram :

- Tiago Joaquim Bernardes
- Helder Rafael Cardoso
- Tiago Rafael  Sousa
- Alexandrina Maria Rocha
- Renato Manuel Vinagre
- Ana Sofia Carvalho
- Catarina Raquel Fernandes
- Elisabete Cristina Vieira
- Sara Raquel Lopes
- Andreia Filipa Teixeira

5 comentários:

Aflito disse...

Boa cena.

Que aproveitem a bolsa, estudem muito para um dia poderem fugir a sete pés de Castelo de Paiva! :|

Anónimo disse...

como municip deste concelho gostava de saber a formula como estes subcidios sao atribuidos se sao para os amigos ou se sao para os compadres

Anónimo disse...

Onde estão os critérios em que se basiaram para atribuir as bolsas a estes alunos quando se sabe que há outros em circunstancias iguais ou até piores e para esses nem uma palavra de conforto .É sempre para os mesmos.

Anónimo disse...

Onde estão os critérios em que se basiaram para atribuir as bolsas a estes alunos quando se sabe que há outros em circunstancias iguais ou até piores e para esses nem uma palavra de conforto .É sempre para os mesmos.

Anónimo disse...

tambem gostaria de saber quais os criterios para a atribuiçao da bolsa...
eu tambem sou uma estudante universitaria paivense e nunca tive um reconhecimento por parte de qualquer entidade da camara paivense....
mas o que tem mais piada e que pelo menos 3 destes estudantes ja receberam bolsa no ano passado.... porque sera....sao os tais compadres/amiguinhos/escovas...... e daqui a uns anos nenhum deles vai contribuir para o desenvolvimento da sua terra.....

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva