terça-feira, 12 de outubro de 2010

Abaixo-Assinado percorre Castelo de Paiva…

Não vamos permitir que nos tirem tudo…e mais serviços públicos em Castelo de Paiva não podem fechar.

O Movimento Contra o Encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde de Castelo de Paiva não desiste da luta, e como tal, está a cumprir com o prometido.
Após o primeiro encontro de utentes junto ao edifício do Centro de Saúde de Castelo de Paiva, esse mesmo grupo de utentes decidiu criar um abaixo-assinado.
Esse mesmo documento está a circular pelas 9 freguesias que compõem o concelho de Castelo de Paiva.
Algumas das freguesias já têm mais de 500 assinaturas, portanto, prometemos continuar, para muito brevemente fazer chegar esta mensagem ao Governo.
Paivenses, o Movimento Contra o Encerramento do SAP conta convosco e acima de tudo com o vosso apoio, não podemos permitir que nos tirem os nossos direitos.




Senhor Presidente da República,
Senhor Presidente da Assembleia da República,
Senhor Primeiro Ministro,
Senhora Ministra da Saúde,
Senhor Secretário de Estado da Saúde,
Os abaixo-assinados, habitantes do Concelho de Castelo de Paiva, e outros cidadãos particularmente preocupados com o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Castelo de Paiva, e todas as consequências que dai advirão, inclusive o descrédito nos agentes políticos que esta situação veio revelar, solicitam a Vossas Excelências, a tomada de medidas que conduzam à reabertura do SAP, dar aos habitantes de Castelo de Paiva mais segurança e menos medo de viver nesta parcela de terreno esquecida entre o litoral e o interior deste Portugal.
Fazem-no pelos seguintes motivos:
-  O SAP (Serviço de Atendimento Permanente), encerrou em 31 de Agosto do corrente ano, deste modo tornando os habitantes destas terras mais pobres e abandonados;
-  Castelo de Paiva, como sabem, é um Concelho do norte do distrito de Aveiro, mas com enormes carências em termos de acessibilidades, o que torna as deslocações até aos Hospitais de São Sebastião, em Santa Maria da Feira ou para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, um verdadeiro calvário para uma pessoa a necessitar de um serviço médico. Falando em termos de tempo, temos uma distância média de uma hora;
-  Este concelho sofre de uma taxa de desemprego das mais altas do País, que associado a uma população maioritariamente idosa, torna a população ainda mais débil economicamente, para fazer face às despesas que vão ter de suportar com as deslocações aos já referidos hospitais;
-  Os autarcas responsáveis pelo Município e os governantes do País que tutelam a saúde, faltaram à palavra para com os seus munícipes. Afirmavam em nome do Governo que o SAP não fechava sem termos o problema das acessibilidades resolvido;
-  Toda esta situação de faltar com a palavra, dos Autarcas, bem como dos Governantes que sucessivamente foram falando do assunto, afecta a imagem e a credibilidade do Estado e dos serviços públicos. Acima de tudo tira a confiança e a esperança destes Homens e Mulheres que habitam em Castelo de Paiva.
Conscientes de que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participativa, os signatários esperam de Vossas Excelências a tomada de medidas com a urgência que a gravidade da situação justifica.
 Castelo de Paiva, Outubro de 2010.

1 comentário:

goldennorte disse...

Parabéns aos responsáveis por esta iniciativa.
Continuem, já que o executivo camarário não faz nada vocês manifestem-se.
É vergonhoso.
Castelo de Paiva, desde que Paulo Teixeira deixou de ser presidente de câmara, acabou. Castelo de Paiva tem vindo a desmoronar-se.
É o caos...é só injustiças.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva