sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um evento imperdível para despertar sabores e apetites



Ministro da Agricultura está hoje em Castelo de Paiva na abertura da 13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato



· Três dias de homenagem ao vinho e aos viticultores paivenses





O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano vai presidir, hoje à tarde, à cerimónia de inauguração da 13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma iniciativa que se realiza este fim de semana na vila de Castelo de Paiva, numa organização da autarquia local, presidida por Gonçalo Rocha.


Esta mostra é assumida como uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter a matriz inicial, relacionada com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.

O evento receberá milhares de visitantes e para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade de Castelo de Paiva, vai contar com várias actividades, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde o folclore local e a musica tradicional portuguesa vão estar em destaque.

Esta volta a ser a oportunidade única para apreciar os excelentes vinhos dos produtores da Sub – Região do Paiva, muitos deles premiados nos concursos anuais da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e degustar a saborosa cozinha regional paivense e, ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, que este ano aposta forte no folclore local e terá nos espectáculos de Zézé Fernandes e do Grupo “ Gaitas Daninhas “ e nos bailes á moda antiga, os grandes destaques no programa da animação do evento.

A abertura oficial da Feira do Vinho Verde está agendada para as 16 horas de hoje, com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas ao lado do edil paivense Gonçalo Rocha, entre outras entidades, seguindo-se a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e restantes expositores, e depois as Jornadas Gastronómicas, privilegiando pratos regionais e especialidades locais, a par da doçaria do concelho, também cada vez mais apreciada.

O Ayuntamiento de Fabero del Bierzo, da província espanhola de Léon, município que está geminado com Castelo de Paiva desde 1995, estará representado na abertura do certame através do Concejal Paco Ramon Abella, responsável pelo serviços municipais, que estará acompanhado do jornalista do Diário de León, Enriquez Ramon.

Deixando uma mensagem de boas vindas à terra de Paiva, o presidente da CM, Gonçalo Rocha destaca que, “ para além de uma excelente oportunidade de divulgação e de negócio, este é um certame onde a autarquia paivense evidencia as potencialidades do concelho, a sua excelente gastronomia e doçaria regional, a riqueza do nosso artesanato, a pujança do associativismo local, a força das IPSS's, a dinâmica das Juntas de Freguesia, todos imbuídos no espírito e no desejo de projectar, ainda mais, uma terra que luta para ultrapassar as adversidades e as amarguras da interioridade, mostrando o gosto e o hábito de bem receber “.

A II Concentração Nacional de Autocaravanas no espaço do Largo da Feira será um dos actrativos que vai trazer centenas de visitantes a um certame orientado para despertar sabores e apetites, numa jornada de alegre e animada convivialidade que desperta sempre grande entusiasmo e natural expectativa.

No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite da autarquia para três dias de grande festa, orientará milhares de visitantes oriundos de todo o país e estrangeiro para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da SUB REGIÂO DE PAIVA, neste caso, com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a continuidade de um certame cada vez mais referenciado a nível nacional.
 
GIRP/Carlos Oliveira

9 comentários:

Anónimo disse...

viva a feira da roubalheira vinho a 400 contos a pipa ta bonita querem ganhar tudo em tres dias

Kalimero disse...

Durante os dias da feira vamos ter que nos comportar como se estivéssemos num convento,com juizinho e total abstinência !
A Paivense FM diz que o centro de saúde vai ter falha de médicos durante o fim de semana !?!?...:=(
Castelo de Paiva pós eleições autárquicas...........

Anónimo disse...

a animação deste ano esta muito mais pobre digam la a verdade

A Pinto disse...

Bom dia
nao me parece que esteja mais pobre pode é ser diferente mas
continua a ser uma mar de gente e apesar da crise os restaurentes e as tasquinhas do vinho nao se podem queixar sempre cheias
tive com o Carlos do gabinte de imprensa e ele disse que na sexta foi colossal e que as 3 da manha a vila parecia um vietname com gajos deitados por todo quanto era sitio ate em frente da camara
logo acho que ta ser um grande sucesso parabens

Observador externo disse...

Tambem concordo a feira foi maravilhosa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Os produtores nao se devem queixar pelo que se viu agora os restaurantes levaran corte pela certa. tambem com aqueles preços e com a crise que vai estavam a espera de milagres ????????????????????????????? É uma autentica exploração a olhos vistos uma roubalheira, mas o ditado e velho só lá vai quem quer e pode
Ouvi dizer que levaram 70 euros por 3 garrafas de vinho e 3 pica paus..........admite-se isto é a espantar os visitantes
tambem nao gostei de ver a vender toalhas do benfica e do spoting e bijigangas nas barracas do artesanato !!!!!!! ou é artesanato ou nao é isso despretigia o concelho
tenham mais cuidado na selecção dos expositores assim estao a vulgarizar a feira
um abraço e parabens

F.R- Sobrado disse...

Estes observadores é so azia=)

Caros amigos uma exelente feira e os restauranmtes tiverem mais gente que nos ultimos anos coomo a propria feira em si....

E deve se dar os parabens ao ANtonio Novais e nao ao Gonçalo porque a associação comercial esta de parabens.

Anónimo disse...

mas que treta vem a ser esta a feira é da camara municipal ou da associação comercial mas agora andam a disputar os louros da vitoria
que eu saiva a Feira do Vinho verde e uma iniciativa da Camara e foi criada em 1998
ganhem juizo

Kalimero disse...

Anónimo FR -Sobrado :
Para resolver esse teu problema de ver e analisar a realidade aconselho-te a que leias, para começar, o ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA do José Saramago.
Cumpts.

Anónimo disse...

ó KALIMERO VAI DAR BANHO AO CAO OU TRABALHAR PARA A ESTIVA

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva