sábado, 3 de julho de 2010

Rota do Românico - 21 dias com o Património

Durante os meses de Verão, os 21 monumentos que compõem a Rota do Românico vão abrir as suas portas à comunidade local e convidá-la para uma experiência inspiradora: partir à (re)descoberta da época medieval através da arquitectura e da história.



A actividade, designada de “21 dias com o Património”, pretende dar a conhecer o projecto da Rota do Românico à população do Vale do Sousa e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e divulgar, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.



As sessões de esclarecimento, que serão conduzidas por técnicos da Rota do Românico, vão decorrer nos elementos patrimoniais da Rota do Românico e vão incluir visitas guiadas aos mesmos.



O início das sessões está agendado para este fim-de-semana, dias 03 e 04 de Julho, na Igreja de Unhão e de Sousa, no concelho de Felgueiras, pelas 16.00 e 15.00 horas respectivamente.



Segue-se, durante o mês de Julho, no Mosteiro de Ferreira (Paços de Ferreira), cuja sessão vai decorrer no Centro de Informação da Rota do Românico de Ferreira – Centro Cívico, no dia 16, sexta-feira, pelas 21.00 horas, na Igreja de Vila Verde (Felgueiras), no dia 17, sábado, no Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras), no dia 18, domingo, na Igreja de Aveleda e na Ponte de Vilela (Lousada), no dia 24, sábado, e no Mosteiro de Cête (Paredes), no dia 31, sábado, todos pelas 16.00 horas.



No mês de Agosto vão decorrer, sempre pelas 16.00 horas, na Ermida da Nossa Senhora do Vale (Paredes), no dia 01, domingo, na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes), cuja sessão vai realizar-se na sede da Junta de Freguesia, no dia 07, sábado, na Igreja de Abragão (Penafiel), no dia 08, domingo, na Igreja de Boelhe (Penafiel), no dia 14, sábado, na Igreja de Cabeça Santa (Penafiel), no dia 15, domingo, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.



Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.





Cláudia Costa

Comunicação

Rota do Românico do Vale do Sousa

claudia.costa@valsousa.pt

www.rotadoromanico.com

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva