quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mais um talento paivense no panorama nacional da literatura Cristina Torrão venceu concurso com “ A Moura e o Cruzado “

Paulo Teixeira já convidou a escritora para uma apresentação no concelho
« A Moura e o Cruzado » de Cristina Torrão foi a obra vencedora do concurso literário promovido pelo Modelo/Continente e apoiado pelas Edições ASA e pela Revista VISÃO.

Teresa Cristina dos Santos Pinto Torrão é o nome do mais recente talento descoberto durante a segunda edição do Concurso Literário “O Meu 1º Best-Seller “, promovido pelo Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO.
A escritora de 42 anos, conseguiu sobressair com o seu trabalho, entre os cerca de 155 que foram enviados para o concurso.
A Moura e o Cruzado é um romance histórico, que remonta ao ano de 1147, época das cruzadas.
O livro mostra a batalha interminável e sangrenta entre cruzados e mouros, intercalando-a com uma paixão impossível entre dois jovens que não partilham a mesma religião.
« Ódio e paixão, fanatismo e descrença, poder e glória, intrigas e vinganças » são os ingredientes desta obra que, realçou a autora, « tem aspectos completamente actuais», nomeadamente o tema das religiões, que se encontra tão vivo na sociedade actual como há séculos atrás.
A escritora é natural da freguesia de Pedorido, concelho de Castelo de Paiva, e diz que conjuga na obra duas grandes paixões: a pesquisa histórica, nomeadamente sobre a Idade Média, e a escrita.
«A pesquisa para o livro demorou muito tempo, pois apesar de ser uma obra de ficção, tem como base factos reais e por isso quis que os factos fossem o mais exactos possível», explicou Cristina Torrão, acrescentando que escolheu o romance histórico não só por ser uma das tendências actuais na literatura, mas principalmente por ser um estilo que gosta muito de ler.
“ O Meu 1º Best-Seller “ é um concurso organizado pelo Modelo/Continente, que tem como objectivo a descoberta de novos escritores portugueses, dando a oportunidade a alguém de ver realizado um sonho ao ter o seu livro publicado e comercializado, bem como contribuir para a estimulação da expressão artística de novos intérpretes da literatura nacional.
O júri do concurso foi composto por cinco elementos ligados às letras, nomeadamente o escritor José Riço Dentinho, Manuel Valente, director-geral das Edições ASA, Luís Almeida Martins e Daniel Ricardo, Editor de Projectos Especiais e Editor Executivo, respectivamente, da revista VISÃO, e Isabel Dias da Costa, Administradora da Modelo Continente.
Relativamente ao processo de selecção, Manuel Valente afirmou que foram utilizados dois grandes critérios: a qualidade literária (escrita, ortografia, linguagem…) e a abertura da obra, ou seja, o facto de poder agradar a um grande público. A escolha de A Moura e o Cruzado recaiu, precisamente, no facto de ser um romance histórico – que é um estilo literário que está agora «na moda», segundo o director –, e no facto de estar bem escrito.
Cristina Torrão – nome pelo qual a vencedora assina o seu livro –, nasceu a 16 de Julho de 1965, no concelho de Castelo de Paiva, aonde hoje ainda tem laços familiares, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A autora vive na Alemanha há 15 anos, para onde se mudou depois de se apaixonar por um alemão, e por lá pretende ficar.
Esta incursão pela escrita começou quando leu um romance histórico da escritora inglesa Sharon Penman, tendo nesse momento percebido que também ela era capaz de fazer algo do género.
A autora, que já deu aulas de português a crianças alemãs, é neste momento uma dona de casa por opção própria e porque tal permite que se dedique à escrita, a sua verdadeira paixão, e que é já um passatempo há cerca de sete anos. A escritora promete trazer outras obras dentro do romance histórico, em português, mas quem sabe, também em alemão.
Ao tomar conhecimento deste prémio, Paulo Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, considerou que, “ é um orgulho para o concelho o êxito literário desta escritora paivense e até já fiz o convite para efectuar uma apresentação do livro na sua terra natal “.

GIRP/ CMCP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva