segunda-feira, 14 de julho de 2008

Nota de Imprensa - Vigilância abrange as freguesias com maior densidade arbórea


Câmara de Castelo de Paiva aposta
no voluntariado jovem para as florestas

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, dando continuidade, pelo quarto ano consecutivo, à iniciativa de “ Voluntariado Jovem para as Florestas “, está a dinamizar, em parceria com o IPJ – Instituto Português da Juventude, o projecto “ Um olhar sobre a Floresta ”, abrangendo os meses de Julho, Agosto e Setembro.
Os objectivos desta acção, segundo Rui César Castro, vereador responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia, visam a preservação dos recursos florestais e ecossistemas, através da sensibilização da população em geral, bem como a prevenção contra os incêndios florestais, a monitorização tendo em conta a necessidade da reflorestação das áreas já ardidas.
O programa tem como destinatários os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e este ano, a autarquia paivense conta com a colaboração de 40 jovens, maioritariamente estudantes, distribuídos por equipas e quatro períodos / quinzenas, sendo que cada jovem realiza 15 dias de voluntariado, no máximo, e sete dias, no mínimo, repartidos por dois turnos, de manhã e de tarde.
Depois de um curto tempo de formação, os voluntários ficam devidamente identificados, fazem vigilância fixa e móvel por algumas das freguesias do concelho, as de maior mancha florestal e, no caso de detectarem um possível incêndio, ligam gratuitamente para o 117 para relatar a ocorrência.
O presidente Paulo Teixeira, responsável máximo da Protecção Civil no concelho destacou também a importância desta acção, realçando os objectivos desta iniciativa, como mobilizar os jovens para a prevenção dos fogos florestais, levando a cabo várias acções, designadamente vigilância, sensibilização da população, alerta em caso de foco de incêndio e vigilância pós – incêndio.
Vigilância Móvel também em acção
Entretanto, a autarquia paivense também tem em curso o Projecto “ Vigilância Móvel “, uma acção financiada pelo Fundo Florestal Permanente, sendo que este trabalho de vigilância está a ser efectuado por todo o território municipal com uma viatura todo-o-terreno equipada com um kit de 1ª intervenção, com depósito com capacidade para 600 litros de água.
A vigilância móvel decorre desde o início do mês e termina a 30 de Setembro, com a afectação de uma equipa que realiza turnos de 8 horas, garantindo com dois vigilantes por turno, num serviço de 24 horas.
À imagem do ano anterior, esta equipa é constituída por seis elementos que se deslocarão num veículo 4x4 equipado com um Kit de Primeira Intervenção e que vai percorrer a área florestal do concelho, numa acção de vigilância e prevenção de focos de incêndios, sendo quea sua principal função será a vigilância e o primeiro alerta às entidades responsáveis bem como, desde que isso seja possível, proceder à primeira intervenção.

GIRP/C.Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva