terça-feira, 30 de julho de 2013

Presidente Gonçalo Rocha participou na iniciativa
MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FATIMA
PROMOVEU ENCONTRO EM ANCEDE – BAIÃO
·    Cerimónias presididas pelo Bispo António Taipa



O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou no final da passada semana, no XIII Encontro do Movimento da Mensagem de Fátima, levado a cabo na vila de Ancede, no concelho de Baião, uma iniciativa religiosa presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa e que juntou centenas de participantes e peregrinos das várias paróquias da Diocese do Porto.


Imbuídos do espírito peregrino, foram várias centenas de pessoas, incluindo muitos paivenses, que se juntaram naquele emblemático e atractivo local da vila de Ancede para, unidos na fé e na oração, incentivar e continuar a dar a conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima.
 Sob a orientação e liderança de Manuel Jesus da Silva, responsável local do Movimento da Mensagem de Fátima, marcaram presença vários peregrinos das freguesias do concelho, numa jornada de fé e de reflexão que se prolongou por todo o dia, com o almoço de confraternização a ser realizado num amplo e atractivo espaço de lazer, localizado junto às instalações da Associação Desportiva de Ancede.
Ao lado do presidente da CM de Marco de Canaveses e de outros autarcas de Baião, nomeadamente José Lima, presidente da Junta de Freguesia de Ancede, o edil Gonçalo Rocha teve a oportunidade de lembrar os Doentes, Deficientes Físicos e Idosos, e estar em contacto com os participantes e a todos saudar e na sua intervenção final, não deixou de evidenciar a sua redobrada satisfação por  Castelo de Paiva participar em força nesta iniciativa apostólica de grandeza nacional, evidenciando a importância do culto mariano e deixando uma mensagem de afecto e de esperança a todos os doentes, deficientes e idosos que vieram até Ancede ouvir a mensagem de Fátima, bem como uma saudação amiga ao Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa que fez questão de presidir a esta realização, e também a Manuel Jesus da Silva, um paivense que se empenha sempre na organização destes actos, que voltaram a decorrer com sucesso, merecendo o melhor apreço dos participantes.
Presentes estiveram também, Manuel Fragoso, presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Padre Manuel Antunes, Assistente Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, Dr. António Ferraz, presidente Diocesano do MMF e o responsável do MMF em Castelo de Paiva que ajudou a coordenar este encontro, que teve o apoio da paróquia e uma grande colaboração da autarquia de Ancede, destacando-se também o apoio prestado pelos Bombeiros Voluntários locais e pela Cruz Vermelha Portuguesa – Nucleo de Castelo de Paiva.
       
Recorde-se que o MMF - Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação de fiéis, de formação e apostolado, orientado pela Conferência Episcopal Portuguesa, com o fim de promover a difusão e a vivência da mensagem de Nossa Senhora nas suas aparições aos pastorinhos.
Este movimento coloca-se assim, sob a protecção da Virgem e tem a sua sede nacional no Santuário de Fátima. Nas dioceses, o Movimento é orientado por um secretariado, que depende do Bispo, que os representa. Na paróquia é seu assistente o Pároco, que se reúne com os associados, sendo coordenado igualmente por um secretariado composto de presidente, secretário e tesoureiro. A acção do MM de Fátima abrange três campos apostólicos: oração, doentes e peregrinações.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva