quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Câmara Municipal promove homenagem no próximo Domingo
Reverendo Padre Alberto Laranjeira completa 50 anos dedicados à paróquia de Sobrado


Na ocasião em que completa as Bodas de Ouro sacerdotais, o Reverendo Padre Alberto Laranjeira, pároco da freguesia de Sobrado, vai ser homenageado por iniciativa da Câmara Municipal, no próximo Domingo, dia 14, ás 10 horas, numa cerimónia presidida pelo presidente Gonçalo Rocha e agendada para o Salão Nobre da edilidade paivense.


 Na flor da idade, com 26 anos de vida, deixou a paróquia de Lavra, no concelho de Matosinhos, onde durante dois anos foi coadjutor, para vir paroquiar a freguesia de Sobrado, onde chegou a 11 de Outubro de 1962.
Com 76 anos de idade, o Padre Alberto Laranjeira tem uma vida sacerdotal intensa, primeiro dedicada à freguesia de Sobrado, onde realizou um trabalho notável, mais tarde na freguesia de S. Martinho, onde também teve uma acção digna de realce e, mais tarde, na paróquia de Bairros.
No início da década de setenta, foi presidente do Conselho Directivo da Escola Preparatória de Castelo de Paiva, mais tarde leccionou a disciplina de português no Ensino Secundário, colocado nos liceus de Castelo de Paiva e de Arouca, onde granjeou o respeito por toda a comunidade escolar.
No ano lectivo de 1972/73 foi o grande impulsionador do Curso Nocturno de Adultos, possibilitando a muitos paivenses a oportunidade de concluir o 2º ano do Ciclo Preparatório.
Ao serviço da freguesia que o acolheu tem uma vasta obra realizada e, para além de ter concluído o Salão Paroquial, nos primeiros anos ao serviço da paróquia de Sobrado, a sua obra estende-se ao Jardim Infantil de S. Geão, concluído na década de oitenta, assim como à construção do Monumento à Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, edificado por ocasião da passagem do Milénio, e à construção da Capela Mortuária e arranjo urbanístico do adro da Igreja Matriz, obras realizadas quando decorria o ano de 2004.
Uma das ultimas obras promovidas pelo Reverendo Padre Alberto Laranjeira, que agora completa meio século de dedicação eclesiástica á freguesia de Sobrado, foi a construção da Alameda com coreto e lago, nos terrenos anexos à Igreja Paroquial, um espaço emblemático e atractivo, que veio valorizar bastante a zona urbana da vila de Castelo de Paiva.
Sempre activo e colaborante com as actividades da paróquia, a ele se deve a notoriedade e a dinâmica das Marchas de S. João, manifestação cultural de grande popularidade e iniciativa emblemática das festas grandes do concelho, que resistem com evidente brilhantismo desde 1969.
Recorde-se que o Padre Alberto Laranjeira é, actualmente, o presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva e na perspectiva do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, “ pelo que representa para a freguesia e para o concelho, nestes cinquenta anos ao serviço da paróquia, evidenciado pela dedicação à comunidade, dom do sacerdócio, entrega à Igreja e espírito de serviço,  é por isso justo merecedor do reconhecimento publico e da estima e consideração da população paivense, nomeadamente das gentes das paróquias que sempre soube servir com zelo, total dedicação e empenhamento “.

GIRP/COliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste e noutros lugares devemos saber sair com dignidade...!

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva