quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Rota da Lampreia vai decorrer durante todo o mês de Março
2º FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DE CASTELO DE PAIVA É JÁ NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
·       Quinta do Toutiçal acolheu degustação e prova de vinhos



Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Castelo de Paiva associou-se à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e vai reeditar entre a próxima Sexta-feira e Domingo (2 a 4 de Março) um Fim-de-Semana Gastronómico dedicado a um dos pratos mais tradicionais e característicos desta região: o arroz de lampreia acompanhado do creme queimado como sobremesa, que vão estar em destaque nos 4 restaurantes aderentes.


Em Conferência de Imprensa, na tarde da passada segunda –feira, a autarquia paivense apresentou a iniciativa deste fim de semana, tal como a Rota da Lampreia, no Salão de Provas da Quinta do Toutiçal, espaço idilico na freguesia de Fornos, sobranceiro ao Rio Paiva, onde se produz excelentes vinhos verdes, cada vez mais distinguidos e apreciados.
Joaquim Rocha, responsável da Rochinvest e proprietário da Quinta do Toutiçal, louvou a iniciativa da Câmara Municipal e mostrou-se agradado por receber esta apresentação no seu espaço agrícola, evidenciando a sua disponibilidade para todas as acções que sejam para dinamizar o turismo local e trazer mais visitantes a Castelo de Paiva, mostrando aquilo de bom que esta terra do Vale do Paiva apresenta.
O anfitrião não deixou de lamentar que o Posto de Turismo de Castelo de Paiva, da responsabilidade da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, não tenha outra dinâmica e dimensão, de forma a cativar mais visitantes, dando outra projecção ao concelho, sendo certo que, na sua perspectiva, importa cada vez mais, mostrar o melhor produto, a melhor imagem e fazer a melhor divulgação, sendo que os paivenses, os agentes económicos e as entidades competentes devem estar unidos para incentivar a atracção de turistas e visitantes e que todos tenham prazer em apreciar aquilo que de bom tem o concelho, seja a beleza das suas paisagens, a sua cultura, a sua gastronomia e os seus excelentes vinhos.
Por sua vez, José Manuel Carvalho, vereador do Turismo da CM de Castelo de Paiva, agradeceu a presença dos jornalistas e a sua colaboração para a divulgação destas duas iniciativas dedicadas á gastronomia paivense e á lampreia como prato de referência da cozinha local e uma iguaria que atrai muitos apreciadores neste período do ano.
O autarca também agradeceu a colaboração da Quinta do Toutiçal, e lembrou que a identidade de uma terra também se reflecte á mesa, manifestando o desejo que esta segunda edição do Fim de Semana Gastronómico e a Rota da Lampreia, que decorre durante todo o mês de Março, sejam eventos de sucesso e possam potenciar mais visitantes para Castelo de Paiva, atraídos pela riqueza da cozinha regional, pelos excelentes vinhos verdes e pela variedade da doçaria local, referindo que através da gastronomia é possível sentir as tradições, evidenciar o saber e a arte de bem receber das gentes de Castelo de Paiva.
E Castelo de Paiva tem tradição na cozinha regional….transmitidos de geração em geração, os seus aromas e paladares únicos foram sendo apurados ao longo do tempo, embora preservando a base tradicional que confere aos produtos locais características muito próprias e apreciadas pelos mais exigentes palatos.
Da lampreia ao sável, do cabrito à vitela assada com arroz de forno, passando pelo dourado das rabanadas ao apetecido Pão de Ló, são diversas as iguarias que nesta terra fazem as delicias dos apreciadores. Obrigatório mesmo é acompanhar com o afamado vinho verde tinto de Paiva, um dos melhores da região e várias vezes premiado em concursos nacionais.
Temperada com vinho tinto, alho, vinagre de vinho verde tinto, sal a gosto e salsa, a lampreia é acompanhada com arroz ou à bordaleza, seguindo as mais ancestrais receitas de espaços que guardam a hospitalidade das gentes de Castelo de Paiva.
À sobremesa, deixe-se envolver pela doçaria regional de Castelo de Paiva provando um divinal creme queimado, uma receita tradicional que as familias paivenses ainda apresentam em dias de festa, a par com os doces regionais e o tradicional Pão de Ló, que por aqui é do melhor que existe.
Para beber, terá a oportunidade de comprovar a qualidade e a frescura dos vinhos verdes da Sub Região do Paiva, um produto único no mundo, onde verde tinto merece natural destaque, para além dos espumantes de vinho verde já produzidos no concelho.
Seja no próximo fim de semana, ou mesmo durante todo o mês de Março, a terra de Castelo de Paiva é um destino privilegiado para os gastrónomos e para os apreciadores de lampreia, uma iguaria de reconhecido valor gastronómico, manjar delicado que os restaurantes aderentes vão servir com qualidade e prazer em bem receber.
Para esta iniciativa gastronómica, foram lançados os Passaportes da Rota da Lampreia que, nos jantares de sexta feira (jantares de lampreia) dão um desconto de 10% nos restaurantes aderentes. Esses passaportes podem ser levantados nos próprios restaurantes ou no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal.
Para além desta segunda edição do Fim-de-Semana Gastronómico de Castelo de Paiva, a iniciativa da Rota da Lampreia conta com a adesão de 4 restaurantes do concelho ( Casa do Zé, Dona Amélia, Iguarias e Vitaminas e Porta da Chã ), sendo que outras informações sobre o evento podem ser consultadas no sítio da Câmara Municipal, em www.cm-castelodepaiva.pt.
Nesta apresentação à imprensa, para além dos afamados vinhos da Quinta do Toutiçal, estiveram em destaque o famoso Pão de Ló de Folgoso, de Antonio Oliveira e a doçaria tradicional do Doce Caseiro, de Augusta Correia, da Cruz da Carreira.
Carlos Olveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva