domingo, 19 de fevereiro de 2012


Desfile de Carnaval

Esta Instituição (Centro Social do Couto Mineiro do Pejão), representada pelas valências de creche e Jardim de Infância não faltou ao desfile de Carnaval que decorreu na manhã de hoje, sexta-feira que antecede o Entrudo. A organização foi, como habitualmente, do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão.

 
Cor, imaginação, fantasia, criatividade e alguma magia, foram alguns dos ingredientes desta festa, que teve como “disfarce ou fantasia” os “Mineiros”, obedecendo assim, ao projecto educativo em vigor, cujo a temática é: “As Tradições”.



O lugar de Oliveira do Arda parou, uma vez mais, para assistir a mais um desfile carnavalesco. E foi um bonito desfile, que contou com a presença de alunos do agrupamento de escolas (1º. e 2ºs. ciclos, e jardins de infância).

As ruas e largos de Oliveira do Arda encheram-se de pessoas para apreciar os pequenos participantes, trajados a rigor, que tiveram a oportunidade de exibir as suas máscaras e disfarces a toda a comunidade, num desfile único que percorreu a Avenida Jean Tyssen e a rua que dá acesso ao Agrupamento de Escolas, local de início e onde culminou também o desfile, numa concentração no final com todos os participantes.
Machado Alves “


4 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma ideia brilhante! Lembrar os Mineiros que durante muitos anos contribuíram para desenvolvimento deste concelho em geral, e em particular das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Paraíso e Pedorido). Manter vivas as tradições, os usos e costumes, é fazer história e perpetuar a mística mineira, onde a amizade, a ajuda e a solidariedade faziam parte do dia-a-dia destas pessoas que, com sacrifício, suor e lágrimas trabalhavam pelo bem da comunidade. Pena é que, hoje em dia, muitos dos responsáveis locais se vão esquecendo da principal característica de definia esta comunidade: A Solidariedade e a União!

Kalimero disse...

Falando na memória e nas tradições; que é feito do Museu Mineiro ?
O projeto turístico das Minas está a andar francamente bem....talvez para coutada de caça ?

Anónimo disse...

COUTO MALANDREIRO TERRA DE REFORMADOS AOS 25ANOS .TEMPOS DE DOUTORES QUE AOS QUAIS JÁ SE FIZERAM ESTATUAS .ALGUMAS MAS MUITAS SENHORAS QUE A SUA PROFISSAO FOI SEMPRE REFORMADA

Anónimo disse...

Em tempos não muito longínquos, o Couto Mineiro era a zona (única) do concelho onde se trabalhava mais, debaixo de terra correndo o perigo que mesmo os mais ignorantes conhecem, onde existia a única empresa que dava "pão" para a maioria dos habitantes do concelho, onde a assistência social, saúde e educação eram apoiadas pela própria empresa, onde as pessoas se sentiam bem, constituíam as suas famílias, trabalhavam e davam o melhor (na saúde e educação)aos seus filhos... Já noutras zonas, apenas haviam lavradores (únicos que trabalhavam), malandros, ignorantes sem cultura e que apenas sabiam coçar o cu das calças nos cafés da vila....Orgulha-nos os três executivos actualmente na Câmara serem do Couto Mineiro.... isso diz-vos alguma coisa???? A mim diz! Somos pessoas de bem, trabalhadores, educados, solidários, amigos, enfim... de outros, não posso dizer o mesmo.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva