sexta-feira, 4 de novembro de 2011


AUTARQUIA ESTÁ A PAGAR A TEMPO E HORAS
CASTELO DE PAIVA JÁ CONSTA ENTRE OS MELHORES MUNICÍPIOS



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, presidida por Gonçalo Rocha, conseguiu recuperar credibilidade e confiança perante instituições e fornecedores, constando já, em termos de prazos de pagamento, entre os melhores municipios e, de acordo com os últimos dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais, relativos ao cálculo do prazo médio de pagamento a fornecedores, o Município de Castelo de Paiva registou relativamente ao 2.º trimestre de 2011, e pela primeira vez, um prazo médio inferior a 90 dias.


Esta evolução positiva, demonstra o esforço significativo da Autarquia Paivense na implementação de uma gestão financeira rigorosa, a qual para além da redução do endividamento líquido permitiu uma diminuição substancial no tempo médio de pagamento da Autarquia aos seus fornecedores, que passou de 591 dias em igual período de 2009, para 331 dias em 2010 e finalmente 46 dias em 2011.
Considerando o actual cenário de dívida praticado na Administração Local, a performance do Município de Castelo de Paiva destaca-se no universo dos 308 Municípios, um facto que deixa Gonçalo Rocha satisfeito, tendo em conta a gestão de rigor e de seriedade assumida pelo Executivo Paivense, nesta primeira metade do mandato autárquico.
De acordo com os dados do inquérito semestral da FEPICOP – Federação Portuguesa da Indústria de Construção e Obras Públicas, publicado a 31.10.2011 no Jornal de Notícias, o prazo médio de pagamento dos Municípios verificado no período de Janeiro a Junho de 2011 é de cerca de 232 dias, superior em 172 dias ao prazo máximo legalmente estabelecido para o pagamento de obras públicas.
Graças ao enorme esforço efectuado nestes dois últimos anos com vista ao restabelecimento da imagem, respeito e confiança com todos os seus parceiros comerciais, a Autarquia Paivense inclui-se finalmente, e pela primeira vez, no restrito grupo das Autarquias que cumprem os seus compromissos num prazo inferior a três meses, e dentro do prazo máximo legalmente estabelecido para o pagamento a fornecedores, ou seja 60 dias.
Num contexto que se prevê cada vez mais adverso à gestão Autárquica, atendendo às medidas propostas no Orçamento de Estado de 2012, para o actual Executivo Municipal, pagar a tempo e horas e ter um maior rigor e transparência na utilização dos dinheiros públicos, é um imperativo a seguir.

GIRP/COliveira
   

10 comentários:

Anónimo disse...

A este mérito chama-se PREDE, embora o Sr. Gonçalo Rocha e Companhia não queira aceitar...

Kalimero disse...

O José Seguro,ao abster-se na votação do OGE, encarregou-se de tirar o tapete a estes três carrascos dos Paivenses !

Anónimo disse...

Esclareçam-me Por favor:
Este blog é da Câmara Municipal?

Pergunto isto porque só vejo por aqui "promoção" à actividade da Câmara... Não haverá nenhuma colectividade, nenhuma empresa, nenhuma outra organização que mereça um pouco de divulgação das suas actividades???
por vezes, muito mais importantes e interessantes que um simples festejo de aniversário na Câmara... só falta é "noticiar" as idas do Presidente ao WC.

Sempre Fixe disse...

Ó anónimo das 15:38 ;
Tem calma,......para isso temos a Paivense FM, rádio do regime !

Anónimo disse...

Parece-me que os comentadores ficaram chateados com a recuperação da credibilidade da câmara de Castelo de Paiva, das duas uma, ou não são Paivenses ou então devem usar uns óculos daqueles que certos animais usam (palas)

Kalimero disse...

Vão ver que o anónimo das 21:18 também esteve na - SINGELA e ESPONTÂNEA - festa de aniversário ao GR ! :)

Anónimo disse...

O que está aqui em causa e, depara-se isso nos restantes comentários, não é o descontentamento com o recuperar da imagem, o que para o Concelho é bom, mas sim a forma com a informação é transmitida.

Primeiro, os objectivos estão a ser alcançados graças a uma sigla PREDE. Será que sem o recurso ao Programa de Regularização Extraordinária da Divida ao Estado o executivo conseguiria atingir os resultados obtidos?

Ainda não vi nenhum comunicado da CM a referir o programa de regularização, a sua aplicação e resultados.

Segundo, os comunicados são redigidos em forma de propaganda política e, segundo o código deontológico do jornalista, o autor não está a agir de forma correcta.

Mas fique bem claro que, como paivense que sou, quero uma boa imagem do Concelho.

Anónimo disse...

eu gostava que o vice presidente informasse o presidente da camara como anda a fazer algumas das obras....cuidado GR...a verdade virá sempre ao de cima.

Anónimo disse...

kalimero, gosto de festas, mas só vou às que sou convidado.
Parece-me que aqui há comentadores que quanto mais é corrosivo o seu comentário melhor. É evidente que a imagem de Castelo de Paiva tem mudado para melhor e isso, no meu ponto de vista, é muito bom para o concelho.

Anónimo disse...

PREDE? ah... aquele programa de financiamento a que a CM de Castelo De Paiva recorreu (no tempo de Paulo Teixeira), tendo aldrabado os numeros para lá conseguir chegar.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva