sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Rota do Românico_BTT


Depois do sucesso da primeira edição, “A Volta Perfeita” está de regresso para unir, num passeio de cicloturismo, mais quatro monumentos da Rota do Românico. A pedalada está marcada para o dia 28 deste mês, domingo, a partir das 08.30 horas.


O percurso de 40 kms terá o seu início e término no Mosteiro de Ferreira, em Paços de Ferreira, com passagem pelo Mosteiro de São Pedro de Cête e Ermida da Nossa Senhora do Vale, ambos em Paredes, e pelo Memorial da Ermida, em Penafiel.

As inscrições podem ser efetuadas no Centro de Informação da Rota do Românico do Mosteiro de Ferreira (Centro Cívico de Ferreira, de quarta-feira a domingo, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas) e no Café “Lota”, em Ferreira, Paços de Ferreira.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 200 participantes e a respetiva taxa de inscrição (10 pedais) confere direito a uma t-shirt e ao almoço.

A organização deste evento está a cargo, uma vez mais, do Clube Recreativo e Cultural Cruzeiro de Ferreira e da Junta de Freguesia de Ferreira, contando com a parceria institucional da Rota do Românico e com o patrocínio da AXA.


Rota do Românico em BTT

Uma semana depois, dia 4 de setembro, a Rota do Românico desafia-o a conhecer, de uma forma original, os monumentos de Paredes e Penafiel que integram o seu itinerário de visita.

A “Rota do Românico em BTT” é um projeto-piloto, promovido pelo grupo de BTT Kunalama/ ADPortela, em parceria com a SportTeam/ADVPS, contando ainda com o apoio da Rota do Românico, da Câmara Municipal de Penafiel e da CP.
 
O desafio é ligar, por trilhos e caminhos rurais, os monumentos dos concelhos de Paredes - com exceção da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa - e de Penafiel que fazem parte do Percurso Sul da Rota do Românico: o Mosteiro de São Pedro de Cête, a Ermida da Nossa Senhora do Vale, o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, o Memorial da Ermida e as Igrejas de São Pedro de Abragão, de São Gens de Boelhe, do Salvador de Cabeça Santa e de São Miguel de Entre-os-Rios.

Este passeio vai proporcionar aos participantes uma bela viagem pela História e pelo património arquitetónico de origem românica, que testemunha a importância deste território na fundação da nossa nacionalidade.
O programa desportivo da “Rota do Românico em BTT” inclui três opções: Passeio c/track GPS - 5 Monumentos da Rota do Românico - Maratona 65Km; Passeio c/track GPS - 4 Monumentos da Rota do Românico - Meia-Maratona 40Km; e Passeio Guiado - 4 Monumentos da Rota do Românico – Minimaratona 18Km.

A concentração de todos os Passeios está marcada para as 08.30 horas, no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel.

Os acompanhantes dos ciclistas poderão também conhecer a Rota do Românico através de uma visita guiada (inscrição obrigatória), em autocarro, estando esta limitada às primeiras 50 pessoas.

As inscrições deverão ser efetuadas diretamente no sítio da internet do grupo de BTT Kunalama, através do preenchimento de um formulário online, acessível em www.kunalama.com.

As inscrições estão abertas até 30 de agosto, sendo limitadas a 200 participantes. A taxa de inscrição (10 euros) inclui, entre outros, abastecimento alimentar durante a prova e almoço.


Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva