terça-feira, 25 de maio de 2010

Nota à Imprensa






Adjudicada E.M. Vale Papas - Gralheira



A Câmara Municipal de Cinfães continua a sua política de melhoria das acessibilidades internas e vias de comunicação no Concelho. Nesse sentido adjudicou a execução da Estrada Municipal Vale de Papas – Gralheira, à empresa Montalvia – Construtora S.A, pelo valor de 214 mil euros. A adjudicação foi aprovada ontem, por unanimidade, em reunião camarária.



Autarquia volta a oferecer manuais escolares no ano lectivo 2010/2011



Pelo 2º ano consecutivo, a Câmara Municipal vai oferecer o material e os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do Concelho. Perto de 1000 crianças serão abrangidas no próximo ano lectivo por esta medida da autarquia que assim pretende contribuir para uma melhor saúde financeira nos agregados familiares do Concelho.



Apresentado Plano Operacional Municipal


No passado dia 17 de Maio de 2010, na Casa da Cultura, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) aprovou o Plano Operacional Municipal de Cinfães - 2010, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal. O POM é um instrumento de coordenação de meios humanos, técnicos e materiais, com o claro objectivo de melhorar o sistema de prevenção, vigilância, 1ª intervenção, combate e rescaldo aos incêndios florestais.
O Plano Operacional Municipal define e estabelece as competências dos agentes de defesa da floresta contra incêndios, garantindo assim a operacionalização e articulação entre todas as entidades a nível municipal e/ou intermunicipal contribuindo assim para a diminuição do número de ocorrências e de área ardida. Desta forma, o município de Cinfães foi dividido em sectores, estando cada entidade responsável por sector, de acordo com as acções/actividades a desenvolver.
Nesta reunião da CMDFCI foi ainda apresentada oficialmente a equipa de sapadores florestais a actuar no município de Cinfães (eSF 34-115). Esta equipa, resultado de um protocolo celebrado entre a autarquia de Cinfães e a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), está no terreno desde o dia 1 de Fevereiro de 2010 e tem como principais funções acções de vigilância, 1ª intervenção, sensibilização e limpeza das faixas de gestão de combustível previstas no Plano Municipal de defesa da Floresta Contra Incêndios de Cinfães (PMDFCI). Neste momento a equipa de sapadores encontra-se a executar as acções previstas no PMDFCI, garantindo assim a criação de uma Rede de Faixas de Gestão de Combustível, com o objectivo de reduzir o risco de incêndio florestal e assim preservar e valorizar a nossa floresta.


GAP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva