quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ministra do Ambiente dá início aos investimentos
Sete concelhos do Grande Porto
unidos no tratamento de efluentes
·      Castelo de Paiva também integra a “ SimDouro”

Sete municípios do Grande Porto assinaram  hoje à tarde o acordo que vai dar início aos investimentos de 72 milhões de euros e que garantem a correcta recolha e tratamento de efluentes, evitando assim o seu despejo nos rios, através da construção de novos interceptores, condutas e estações elevatórias.

Esta cerimónia, presidida pela Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, decorre no Convento Corpus Christi, pelas 17h00, e vai juntar os municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia que, juntamente com a Águas de Portugal, dão origem à “ SimDouro “.
SimDouro será responsável por um investimento que colocará à disposição destes sete municípios do Grande Porto, numa área de intervenção de 1500 km2, mais 21 Estações de Tratamento de Águas Residuais, 127 km deinterceptores e 12 estações elevatórias, para recolha e tratamento de efluentes.
No total, vão ser beneficiados cerca de 519 mil habitantes, prevendo-se o aumento da taxa de cobertura de drenagem e tratamento de águas residuais que subirá dos actuais 62% para 95% da população residente nestes sete municípios abrangidos.
O presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, destaca a adesão de Castelo de Paiva a este sistema multimunicipal de saneamento e já se congratulou pelo facto deste investimento potenciar normas ambientais orientadas para uma melhor qualidade de vida da população, garantindo assim melhores níveis de salubridade pública.
Em Castelo de Paiva não existe qualquer ETAR a funcionar e o edil paivense Gonçalo Rocha, realça a importância desta parceria e admite que a autarquia “ não tinha condições para avançar sozinha com o financiamento desta obra de grande envergadura”, já que estão previstas a construção de quatro ETAR (em Santa Maria de Sardoura, Fornos, Pedorido e Folgoso, esta de pequena dimensão).
GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva