sexta-feira, 26 de novembro de 2010


LENDAS DE AROUCA GANHAM NOVA VIDA, EM BANDA DESENHADA                          



As lendas fazem parte do nosso imaginário e da nossa identidade, enquanto povo. Arouca é terra de história, mas também de histórias. Do Rego do Boi, às laranjas do Burgo, entre muitas outras, são histórias que ganham nova vida com a edição da Câmara Municipal «Lendas de Arouca», em banda desenhada. A apresentação desta edição ocorre no próximo dia 26 de Novembro, às 16:00, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca.


Desde o Egipto, à Grécia Antiga, à Idade Média, aos dias de hoje, buscamos, muitas vezes, no fantástico, a explicação para o que vemos e nos parece inexplicável. As histórias vão sendo contadas, transmitidas, aprendidas, vividas e revividas. São assim as lendas.
 A narrativa, a poesia, a tradição, a fé e o fantástico cruzam-se, e dão origem a textos belíssimos e a histórias de encantar, que o povo cultivou e que tornou suas. Umas vezes com mais engenho, outras com mais inspiração, fomos conhecendo lendas maravilhosas, que foram, a pouco e pouco, adoçando ainda mais o nosso imaginário, povoando-o de personagens, situações e espaços, uns mais conhecidos, outros menos, fazendo-nos voltar a tempos passados, encarnando personagens de outras épocas, percebendo, assim, melhor, de onde viemos.
 O livro abre-se, e as histórias surgem, à espera de serem descobertas, redescobertas, revividas, contadas novamente. Viaje no tempo. Delicie-se


GICM Arouca


Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva