segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bestança: Âncora de desenvolvimento
 
O rio Bestança, considerado o “mais limpo da Europa”, nasce na serra de Montemuro, apresenta águas cristalinas ao longo dos 13,5 quilómetros de curso e é um exemplo da conservação da biodiversidade, servindo de porto de abrigo a espécies como lontras e trutas.


Com o intuito de salvaguardar o património natural do Vale do Bestança, uma das maiores riquezas do Concelho, a Câmara Municipal de Cinfães, juntamente com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), apresentou recentemente, na Casa da Cultura, um plano de acção estratégica que assenta em duas ideias-chave: “Bestança - o Rio Mais Limpo da Europa” e “Bestança - Carbono Zero”, com o objectivo final de tornar o vale do Bestança numa paisagem protegida.
Designado por “Bestança – Pura Energia”, este plano estratégico apresenta cinco eixos de acção: a rede hidrográfica, as estruturas hidráulicas, as energias renováveis, o turismo e o lazer; e a promoção e divulgação da região.
O primeiro eixo apresentado assenta na monitorização da qualidade ecológica da bacia do Bestança. No que diz respeito às estruturas hidráulicas, destaque para mais de meia centena de moinhos, alguns dos quais podem ser recuperados como engenhos tradicionais ou para produzirem energia eléctrica para as hipotéticas estruturas envolventes, como núcleos de interpretação ambiental ou ainda como postos de observação da avifauna.
No que concerne ao eixo das energias renováveis, a ideia é promover a bacia como algo o mais natural possível, pelo que a instalação de pico-hídricas, sistemas hidroeléctricos com uma potência eléctrica máxima de cinco quilowatts, seria a alternativa mais viável. Interligados com a beleza paisagística do local estão o turismo e as actividades de lazer que o Bestança proporciona, nomeadamente o contacto com a Natureza, a prática de vários desportos, entre outros. Por último, o quinto eixo de acção, que assenta na promoção e divulgação através de um portal online “Bestança – Pura Energia”. A execução destes planos de acção caminha para um objectivo último, a executar a médio prazo: tornar o vale do Bestança numa paisagem protegida.
O consórcio que levou a cabo este plano de acção foi composto pela componente científica da Faculdade de Engenharia da UP e pela componente tecnológica da UPTEC, através da BLB Engenharia, que reúne técnicos de engenharia das energias e geologia; da WAD Software, que criou o portal e o logótipo “Bestança – Pura Energia”; e da Gisgeo, uma empresa de sistemas de informação geográfica que prestou apoio no que diz respeito a georreferenciação, sistemas de redes e análise espacial.
Além disso, a AGITO, uma empresa local de formação e serviços que fez as candidaturas dos projectos a fundos europeus, coordenou também as várias entidades envolvidas e vai trabalhar nos planos de acção.

 
 G.A.P

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva