terça-feira, 23 de junho de 2009

Castelo de Paiva prepara-se para viver as Festas do S. João 2009

Festejos são o aperitivo para a Feira do Vinho Verde

Quim Barreiros em Castelo de Paiva

nas grandes festas do S. João 2009




As grandiosas Festas de S. João 2009 de Castelo de Paiva tem hoje à noite o seu ponto alto, com um espectáculo musical no espaço do Largo do Conde, bem no “ coração “ da urbe paivense, e um espectáculo do famoso Quim Barreiros, naquele que é um evento de grande animação e folguedo. Por todo o país, no mês de Junho, realizam-se as Festas Populares, bailaricos, sardinhadas e vendem-se manjericos para homenagear os Santos Populares, mas em Castelo de Paiva quem manda é o S. João e a festa espalha-se pelas ruas da Vila, onde se sente a folia em cada esquina, numa alegria contagiante que serve de aperitivo para a grande LOUCURA que é a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, já no primeiro fim de semana de Julho. Motivos não faltam para vir a Castelo de Paiva e percorrer as suas ruas num ambiente festivo que deve ser vivido com intensidade e redobrada alegria…

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com Quim Barreiros e a sua banda como “ cabeça de cartaz “, são o verdadeiro “ aperitivo “ para o grande momento que é a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal que, em boa hora, arrancou com o certame em 1998, e cuja 12ª edição tem lugar no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões á solta, de loucura e folguedo, num ambiente único que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, desde 19 a 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais, os fados, as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente á população, no final da tarde do dia 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, em colaboração com a Comissão Central, começaram já na noite de Sexta-Feira, dia 19, com animação de rua e uma noitada com a actuação do Grupo Musical “ Os Populares Bairristas “, de Castelo de Paiva.

No Sábado, dia 20, foi a vez de se exibir no palco instalado no Largo do Conde, o Grupo Notas Soltas, também oriundo do concelho.

Para Domingo, dia 21, a tarde esteve preenchida com a actuação do Conjunto “ DU ARDA ” e à noite, na escadaria da Igreja Matriz de Sobrado, teve lugar uma Sessão de Fados, com a participação do grupo “ Velha Guarda Coimbrã “.

Já ontem, dia 22, os espectáculos musicais prosseguiram, com a exibição do Agrupamento Musical “ Pé de Dança “, que actuou ás 22 horas.

No dia de hoje, véspera do Feriado Municipal, a animação começou bem cedo, logo pela manhã, com Grupos de Bombos a percorrer as ruas da Vila e com a realização do desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1200 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

Logo à noite, as Marchas Populares voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que vão evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham à quase quatro décadas.

Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potencia a folia e a diversão, está agendado o concerto musical do famoso e popular artista Quim Barreiros e a sua banda, seguindo-se a actuação do Grupo “ JET SET “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistosos espectáculo de Fogo Piro – Musical.

Amanhã, dia 24, Feriado Municipal, destaca-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Banda de Musical de Fornos que culminará a sua actuação com uma exibição em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se ás 18 horas, no espaço aprazível da Quinta do Pinheiro, a Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes. Para Domingo, dia 28 de Junho, a edilidade paivense anuncia outra iniciativa de grande interesse, um Encontro Nacional de Fanfarras, a partir das 15 horas, no centro da vila.

Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo.

A edilidade paivense convida e sugere uma semana de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas, agora integradas na Rota do Românico, e a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população acarinha cada vez mais e que é o orgulho do município.



Carlos Oliveira /GIRP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva