sexta-feira, 26 de junho de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

980 mil euros para projectos socais
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir financiamentos de 30 por cento a três instituições do concelho com projectos aprovados no âmbito dos Programas de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) I e II:
- 504.290,34 euros à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, para construção de creche, lar de idosos e serviço de apoio domiciliário (obra adjudicada por 1.680.967.86 euros, financiada com 707.016.00 euros pelo PARES II), com capacidade de resposta para 133 utentes e geradora de 27 postos de trabalho;
- 297.687,42 euros ao Centro Social e Paroquial de Tendais (revogando anterior deliberação que previa o financiamento de 20 por cento por parte da Autarquia), para construção de lar de idosos (obra adjudicada por 992.291,43 euros, financiada com 453.000 euros pelo PARES I), com capacidade de resposta para 30 utentes e geradora de 15 postos de trabalho;
- 179.398,63 euros à Santa Casa da Misericórdia de Cinfaes, para construção de lar de idosos (obra adjudicada por 597.995,46 euros, financiada com 285.831.00 euros pelo PARES II), com capacidade de resposta para 16 utentes e geradora de 7 postos de trabalho.
Projecto Colmeia apresenta propostas de âmbito social
O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) será concretizado, no Município de Cinfães, através do projecto “Colmeia”, dinamizado pela Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN), entidade coordenadora local do programa no concelho.
Num plano de acção perspectivado para três anos, elaborado pela Rede Social de Cinfães em conjunto com a ASSRN, estão previstas, entre outras, as criações de um Gabinete de Apoio à Empregabilidade, de um espaço para o Sítio da Família, de três espaços de socialização (espaço sénior) para os idosos do Concelho e de três centros digitais para a comunidade.
As propostas de trabalho foram apresentadas ao Instituto de Segurança Social e aguardam aprovação.
A Câmara Municipal de Cinfães aderiu ao CLDS a 5 de Maio passado. Segundo a Rede Social de Cinfães, o programa tem como finalidade “promover a inclusão social de forma multi-sectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”; e visa “mobilizar a comunidade como um todo; activar as parcerias locais no âmbito da Rede Social; rentabilizar os recursos da comunidade; e promover o princípio da subsidiariedade, através de parcerias”.
48 mil euros para Instituições de Solidariedade Social
As Instituições de Solidariedade Social do concelho, que já apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2008 e o Plano de Actividades de 2009, vão receber subsídio anual de seis mil euros, atribuído pela Câmara Municpal de Cinfães.
São contempladas a Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; Associação de Solidariedade Social de Souselo; Centro Social de S. Martinho de Fornelos; Centro Social e Paroquial de Tendais; Associação de Solidariedade Social de Espadanedo; e Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
60 mil euros para as corporações de bombeiros
As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira vão receber um subsídio de 30 mil euros cada, para o corrente ano, da parte da Câmara Municipal.
Modernização administrativa em curso
A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou a aquisição de infra-estruturas (hardware e software) para a plataforma de gestão documental, posto de atendimento e balcão único dos serviços administrativos municipais à empresa Integrator – Tecnologias de Informação, Lda., por 74.810,41 euros.

Período Crítico de 1 de Julho a 15 de Outubro
O período crítico de prevenção contra incêndios florestais vai vigorar de 1 de Julho a 15 de Outubro, durante este ano, segundo determinação do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (ver Portaria em anexo).
Durante o Período Crítico, definido no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, são asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais, nomeadamente:
- Proibição de realização de queima de sobrantes e realização de fogueiras;
- Proibição de queimadas para renovação de pastagens;
- Proibição de lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes;
- Outras medidas incluídas no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de Junho.
Representantes no Agrupamento de Saúde e no Conselho da Juventude
A Assembleia Municipal de Cinfães designou Maria de Fátima Sousa representante do órgão deliberativo da Autarquia no Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega (Cinfães, Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende).
Os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal de Cinfães designaram Albérico Camelo (PSD), Aníbal Rocha (CDS/PP) e Paulo Monteiro (PS) representantes partidários no Conselho Municipal da Juventude.
Piscina Municipal Descoberta abre ao público
A Piscina Municipal Descoberta vai abrir ao público a partir de amanhã, dia 27 de Junho, funcionando todos os dias, entre as 13h00 e as 20h00. Ver tabela de taxas em anexo.
Quanto à Piscina Municipal Coberta, será encerrada ao público a partir de hoje, dia 26 de Junho.
Descontos em festivais com o Cartão Jovem Municipal
Os titulares do Cartão Jovem Municipal de Cinfães poderão usufruir de descontos de 2,5 euros no bilhete diário e de 5 euros nos passes multi-diários dos seguintes Festivais de Verão:
- Sumol Summer Fest - 26 e 27 de Junho – Ericeira;
- Delta Tejo - 3, 4 e 5 de Julho – Lisboa;
- Super Bock Super Rock - 11 de Julho – Porto;
- Super Bock Super Rock - 18 de Julho – Lisboa;
- Sudoeste Tmn -6, 7, 8 e 9 de Agosto - Zambujeira do Mar;
- Super Bock Surf Festival - 13 e 14 de Agosto – Sagres;
Mais informação em www.cartaojovem.pt.
Estado financia obra da Fábrica da Igreja
A obra de adaptação da Residência Paroquial em Centro Paroquial, da responsabilidade da Fábrica da Igreja de Cinfães, será comparticipada em 70 por cento pelo Estado (cerca de 68 mil euros, num investimento elegível de, aproximadamente, 97 mil euros), no âmbito do Sub Programa 2 do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva.
O contrato de financiamento foi assinado a 24 de Junho, no Governo Civil de Viseu.
Biografia de António Saiote por autora do concelho
A biografia do clarinetista António Saiote, da autoria de Florbela Faria, natural do concelho de Cinfães, será apresentada no próximo dia 4 de Julho, no Centro Paroquial de Nespereira.
A apresentação da obra, na freguesia natal da autora, decorrerá a partir das 16h30.
Segundo a organização da iniciativa, António Saiote é o “maior vulto português, e um dos maiores a nível mundial, de sempre na área do clarinete”.
Editais do Dia da Defesa Nacional em Julho
O Ministério da Defesa Nacional anuncia que os editais do Dia da Defesa Nacional serão publicados a partir de Julho, nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas e na Internet, em www.mdn.gov.pt.
Segundo divulgação oficial, a comparência obrigatória ao Dia da Defesa Nacional, “no ciclo de 2009/10 destina-se:
- Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1991;
- Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1990, convocados para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso;
- Às jovens, nascidas em 1990, que tenham efectuado o recenseamento militar em Janeiro de 2008, convocadas para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso;
- Às jovens nascidas em 1991, que queiram cumprir este dever militar e as convidadas a participar no Dia da Defesa Nacional no período de transição para a extensão deste dever militar ao sexo feminino.”
Mais informações em www.mdn.gov.pt ou através da Linha Azul 808 22 23 24.
Descida do Mondego em Canoa
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança está a organizar uma descida do Rio Mondego em Canoa. A actividade vai realizar-se a 4 de Julho e as inscrições terão que ser efectuadas até ao próximo dia 1 de Julho.
Mais informações em www.bestanca.com ou através do 917 619 080.
G.A.P.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva