quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

XI Encontro de Cantares das Janeiras a 10 de Janeiro


A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo dia 10 de Janeiro (sábado), às 21 horas, no espaço da Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição.
“Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.
Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar as Janeiras, “para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar”.
Os grupos e associações interessados em participar devem informar a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura, até ao dia 5 de Janeiro.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva