quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DESCAMBOU EM PEDORIDO…

Apelidada de uma das assembleias mais concorridas do concelho de Castelo de Paiva, começa a ser motivo de preocupação o aspecto contraditório de tal afirmação.
Cerca de 9 pessoas assistiram aquela que foi a ultima assembleia do ano de 2008, sendo que dois dos presentes não são residentes da freguesia, o que não deixa de ser motivo de admiração, uma vez que o número presente tem aumentado significativamente nas últimas assembleias.
Para que haja uma certa descentralização, o presidente da Assembleia de Freguesia marcou esta assembleia para o lugar da Póvoa.
Como observadores atentos, estiveram; Gonçalo Rocha presidente da comissão política concelhia do PS (Partido Socialista) como também Lino Pereira. O Vereador socialista na Câmara de Castelo de Paiva, tem sido uma presença habitual nas diversas assembleias de freguesia em todo o concelho.
Esta assembleia que ficou marcada por alguns casos menos agradáveis, como por exemplo o confronto verbal entre José Luís Pinto e os presidentes de junta e assembleia. Na base desta discussão estiveram as declarações prestadas por José Luís Pinto á Paivense Fm. O membro da assembleia (José Luís Pinto) disse que “ a junta de freguesia é em seu entender a pior junta após o 25 de Abril de 1974”. Declarações que caíram mal no seio da autarquia.
No tempo destinado á participação do público, vários foram os casos aí levantados, como por exemplo o que envolveu um assistente e o presidente da assembleia. Face a isto o assistente sentiu-se intimidado pela forma como Manuel Rodrigues se lhe dirigiu a este.
Mas as trocas de palavras não se ficaram por aqui. O caso da homenagem ao Dr. Ribeiro de Magalhães veio agitar ainda mais as águas. Houve quem acusasse o Presidente da Assembleia de agir de forma arrogante e intimidatória, para com um seu concidadão.
Gonçalo Rocha, viria a tomar da palavra mas apenas para desejar boas festas aos presentes.
Por outro lado Lino Pereira aproveitou a ocasião e usou da palavra. O socialista, falou na desertificação e no desemprego que afecta não só a freguesia mas também o concelho.
José Luís Pinto membro da bancada laranja , viria a ser por várias vezes acusado, por João Campos, de demagogo na forma como levava à mesa os assuntos agendados pela bancada do PSD.
Entre os vários pontos da ordem de trabalhos estava o Plano e Orçamento para 2009. Um ponto que foi ultrapassado e votado favoravelmente.
Como vem sendo hábito não faltaram os ataques à Câmara Municipal. João Campos, acusou Paulo Teixeira de ser o grande responsável por Pedorido não ter tido obras de destaque. O autarca, afirmou que a Câmara de Castelo de Paiva, não pregou um único prego nesta freguesia. João Campos foi mais longe ao afirmar que “o Sr. Presidente da Câmara é o grande responsável pelo atraso dos ordenados aos autarcas desta freguesia (cerca de 15 meses) devido ao não pagamento de subsídios por parte da Câmara à Freguesia de Pedorido.
Mas não se ficaram por aqui os ataques a Paulo Teixeira.
A questão do abastecimento de água à freguesia por parte das Águas do Douro e Paiva, foi uma das questões aí levantadas.
De destacar também, a ausência de alguns dos membros da bancada Socialista. Foi necessário recorrer ao voto de qualidade para que alguns assuntos fossem aprovados, chegando mesmo a haver entre linhas alguns comentários quanto à existência de desmotivação política no seio desta assembleia
Assim sendo algo vai mal no baixo concelho de Castelo de Paiva. Terá o PS um candidato à altura nas próximas eleições para fazer face a estas situações? Ou será que o PSD, já não tem as mesmas soluções ?
Por António Pinto

4 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE,esta noticia,UMA VERGONHA...
Ja era de esperar que isto viesse a acontecer. A arrogância do presidente da assembleia é reconhecida e como não tem com quem desabafar usa e abusa do poder e do facto de ser presidente da assembleia de freguesia,alias um cargo que exigia uma pessoa com outra personalidade e caracter.
Quando se diz que esta é a pior junta de freguesia do pós 25 de Abril,não concordo, se nos localizarmos no tempo e eu que nasci na na década de 50, afirmo que esta é a pior junta de freguesia de todos os tempos.
Quanto ao facto de apenas estarem presentes apenas 9 pessoas nesta assembleia, só vem dar razão a esta noticia,pois o circo agora foi instalado junto ao continente em Gaia e os palhaços
devem ter ido para lá.
O sr presidente da junta já devia era ter pedido a demissão à muito e ter levado consigo o seu amigo Manel.
É uma vergonha esta junta, nem pedir sabem e depois a culpa é do presidente da câmara.Ainda bem que as eleições já são para o ano.
Mas será que o partido socialista irá ter coragem de apresentar uma lista à junta de Pedorido?
Eles têm salários em atraso? Ainda deviam era pagar para estar lá.Está na hora ,está na hora do Campos se ir embora...

Anónimo disse...

É verdade.
Esta junta nem para uma comissão de Carnaval serve.
Já soube do que se la passou e penso que deviam era apresentar a demissão ou então o responsável pelo PS tomar uma atitude.
Ja tenho saudade do Sr mAGALHÃES

Anónimo disse...

O Zé Luis tem razão,nunca se viu o tal em Pedorido.
Uma vergonha

Anónimo disse...

Eu soube.
Uma boa maneira de acabar o ano era acabar à batatada.
Ide Trabalhar e tende vergonha

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva